10 dicas para deixar seu computador mais rápido

Foto: Banco de imagens

Segundo dados da Ipsos Connect, cerca de 59% da população brasileira possui computador desktop ou notebook. Entre estes, 77% acessaram a internet nos últimos 7 dias. Com isso, é comum que downloads diários de arquivos, fotos e instalação de programas sejam feitos, deixando o PC mais lento. Para solucionar este problema, o coordenador e professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Módulo, Fábio Lippi Silva, listou 10 dicas:

  • Imagens da área de trabalho:prefira manter a área de trabalho sem imagens no plano de fundo. Isso acelera o carregamento do computador na hora do start e também na troca de janelas. Caso use alguma imagem de fundo, procure colocar imagens em JPG com no máximo 200kb.
  • Efeitos visuais do Windows:desabilite os efeitos que embelezam o computador, como os de transição de janelas, sombreamentos, etc. Para isso, clique em Iniciar > Meu Computador [botão direito do mouse] > propriedades > configurações avançadas do sistema > desempenho > configurações. Nesta tela, escolha a opção de “Melhor desempenho”, que irá deixar o computador sem os efeitos visuais..
  • Back-up de arquivos antigos:faça backup de arquivos muito antigos em pelo menos dois lugares (sendo sempre um em nuvem) e os elimine do computador. Se não foram utilizados nos últimos 20 anos, não faz sentido ocuparem espaço na máquina.
  • Desinstalação de programas:desinstale programas que não usa. É comum ter programas instalados na máquina que foram utilizados somente uma vez.
  • Antivírus:boa parte dos problemas de desempenho podem ser evitados com um antivírus. Os vírus instalados nas máquinas têm ações diversas, mas sempre são criados pacotes de “serviços em execução” para eles. Alguns vírus (geralmente trojans) ficam trabalhando de forma oculta, ocupando memória da máquina.
  • MSCONFIG (recomendado apenas para usuários avançados):selecione a opção Iniciar > executar > digite MSConfig. Neste local, na aba de “Inicialização de programas”, escolha quais programas deseja que sejam iniciados quando o computador for ligado. Quase todos os programas instalados entram nesta lista e nem percebemos, mas nem sempre precisamos deles. Procure deixar só programas indispensáveis. Cuidado para não confundir inicialização de programas com inicialização de serviços. Uma confusão aqui pode fazer seu Windows simplesmente não ligar.
  • Instalação de programas na internet:cuidado ao acessar sites que solicitam a instalação de barras de busca, emoticons, tradutores, etc. Simplesmente não os instale. Além da possibilidade de conterem vírus, ocupam espaço de memória e ainda diminuem a área de visualização dos sites. Tenha cuidado, pois quando instalamos alguns programas, o instalador pergunta de forma disfarçada se o usuário quer instalar estes outros programas e a caixinha sempre vem marcada como “sim”.
  • Downloads e instalações:ao fazer downloads, tenha certeza de que está baixando exatamente o que deseja. Muitos dos links que aparecem na busca de um programa, música, vídeos ou outros arquivos, são falsos e direcionam a sites ou programas que contém vírus.
  • E-mails e banners/botões falsos:tenha cuidado ao abrir e-mails ou clicar sobre banners ou botões falsos com mensagens como “Sua fatura”, “Promoção”, “Você foi sorteado”, “Seu nome está sujo”, “Mensagem importante”, etc. Em 99% dos casos isso é um vírus ou programa indesejado. Cuidado quando estiver em sites para baixar arquivos, pois muitas vezes um botão grande e bem colorido aparece com a palavra “DOWNLOAD” ou “CLIQUE PARA BAIXAR”, estes botões são falsos. Normalmente o link correto aparece de forma singela, sem muito alarde.
  • Arquivos temporários de internet e downloads:sempre que uma pessoa navega na internet ou lê e-mails, visita sites, abre arquivos, figuras, slides de PowerPoint, baixa arquivos para o computador, estes arquivos ocupam espaço em disco e vão deixando o desempenho do computador mais lento. Faça a limpeza do histórico de navegação, dos arquivos temporários de internet e apague os arquivos da pasta de downloads.

Outra dica importante é: procure um técnico especializado pelo menos uma vez por ano para limpar o computador.