Por Cris Marques
Fotos: Banco de imagens,
divulgação e Rafael Almeida

Educação infantil, ensino fundamental e médio, uma resposta para a clássica pergunta “o que você vai ser quando crescer?”, busca por uma faculdade ou capacitação, primeiro emprego, consolidação da carreira, passagem por algumas empresas, anos de trabalho duro e aposentadoria… Engana-se quem acredita que a ordem cronológica da vida profissional ainda é a mesma de 20 ou 30 anos atrás. Hoje, o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais, dando preferência a pessoas mais capacitadas e que possuam um diferencial naquilo que se propõem a realizar. E se há quem diga que está faltando vaga na praça, afinal, vivemos uma época com altas taxas de desemprego, por outro lado, dados mostram que mais da metade dos empresários brasileiros tem dificuldade em contratar.

Com mais de 41.700 entrevistados pelo O Globo, o estudo nomeado “Pesquisa de 2015 sobre Escassez de Talentos”, do Manpower Group, principal especialista na área de força de trabalho, mostra que 38% dos empregadores tiveram dificuldade para preencher suas vagas no ano passado, sendo o Brasil o quarto no ranking de maior dificuldade, com 61%, no total. De acordo com o documento, algumas razões para isso são a falta ou ausência de candidatos (35%); falta de habilidades técnicas, as chamadas habilidades “hards” (34%) e a falta de habilidades interpessoais, as habilidades “softs” (17%).

Neste cenário, destacam-se os profissionais mais bem qualificados, com aperfeiçoamento constante e que têm sede de aprender. É o que acredita Cristiane Rosa, gestora do polo de Guarulhos da Universidade Braz Cubas. “Ter um diploma de nível superior e achar que já concluiu os estudos é coisa do passado. Atualmente, há uma demanda muito grande por segunda ou terceira graduação, pois, à medida que o empregado ganha experiência, ele vai sentindo necessidade de obter determinados conhecimentos para alcançar voos mais altos; e sabemos que existe aí uma geração Y, autodidata, muito motivada para obter conhecimentos e interessada em saber um pouco de tudo. Se quem já está trabalhando não buscar um perfil mais parecido com esse, acaba ficando pra trás”, opina.

Capacitação

Para quem acaba de sair da escola e precisa escolher uma carreira, Cristiane Rosa afirma ser importante que a pessoa identifique seu perfil, objetivos e profissões correspondentes. “Será um profissional de destaque aquele que é feliz em sua atividade, pois certamente irá desenvolver um bom trabalho. Para quem tem como objetivo ingressar rapidamente no mercado de trabalho, a recomendação é o curso tecnológico”. Já para quem sofreu os efeitos do desemprego, ela aponta o caminho: a qualificação. “A receita é a mesma da anterior, mas aqui o ensino a distância tem um papel muito importante, pois oferece preços cerca de 60% mais baixos que os presenciais. Além disso, na Braz Cubas, oferecemos o Crédito-Carreira, um serviço exclusivo que concede até três meses de isenção das mensalidades para o aluno que ficou desempregado e, nesse período, todo o suporte para que o aluno consiga uma recolocação”, afirma ela, que ainda destaca os cursos superiores bacharelados, licenciaturas e os tecnológicos do pólo, especializado em EAD.

Aprendizagem constante

Fábio Cardoso dos Santos, doutor em linguística aplicada e estudos da linguagem, mestre em linguística, graduado em pedagogia e letras, especialista em psicopedagogia institucional e clínica, escritor e diretor acadêmico da Academus Centro de Formação Continuada, instituição que acaba de chegar à cidade e inaugura ainda em fevereiro, explica que os cursos profissionalizantes surgiram por uma cobrança do setor. “Eles auxiliam no desenvolvimento profissional, possibilitando ingresso imediato no mercado de trabalho ou atualização. Por isso, acredito que faremos diferença por aqui, pois, juntamente com a FAPSS (Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano), ofereceremos não apenas cursos livres ou profissionalizantes, como também formação continuada nas áreas de educação, saúde e serviços sociais, pós-graduação e, em breve, um novo espaço para o campo administrativo, logístico e a área da robótica. Traremos ainda o diferencial de cursos de especialização com dupla certificação, ou seja, cursos reconhecidos pelo MEC e pela União Europeia.

 

Crescimento profissional

Os cursos técnicos também podem ser uma opção interessante para quem almeja uma promoção ou até quer se preparar para novas oportunidades ou mudança de área. “Um trabalhador ávido por conhecimento estará sempre um passo à frente dos demais”, pontua Rosemary Castanhera de Araujo, empresária e diretora pedagógica da Escola Técnica Ágape, que oferece cursos técnicos de administração, informática, condomínio e, em breve, enfermagem, além de graduações e pós-graduações por meio de parcerias com universidades e faculdades. “Dentre nossas opções, o de condomínio é um dos grandes destaques, pois nenhuma outra instituição de Guarulhos e região oferece essa especialização, que prepara os profissionais para desempenhar diversas atividades dentro dos prédios, como execução do que foi firmado nas assembléias condominiais, condução de reuniões e elaboração de atas e relatórios de prestação de contas”.

 

Para a área de vendas

Segundo Débora Gibertoni, mastercoach, practitioner em PNL e diretora e proprietária do Grupo Comercial RH e da K.L.A. Educação Empresarial – unidade Guarulhos, o profissional que sempre está fazendo cursos demonstra interesse por uma evolução constante. “A qualificação, além de fornecer conteúdos importantíssimos, faz com que o trabalhador tenha contato com outras pessoas e isso gera oportunidades de emprego”.

À frente da K.L.A., que oferece cursos para a qualificação e atualização de vendedores e líderes de vendas, ela reforça a importância de atingir a excelência na área escolhida, principalmente para quem é de vendas e atua com metas e entregas diárias. “As pessoas tornam-se vendedoras, normalmente, por falta de opção ou por não ter uma formação específica e acabam tendo que aprender a profissão por conta própria, sem uma base sólida e uma formação. E é isso que nossos cursos, que têm 36 horas de treinamento e são ministrados pelo palestrante, escritor e colunista César Frazão, oferecem. A Escola de Vendas proporciona ao empregado uma base firme, um direcionamento certeiro, fazendo com que ele se destaque e apresente resultados de forma rápida e permanente, que é o que toda empresa espera. Já a Escola de Líderes atualiza e qualifica o líder para atuar com a equipe comercial de forma mais assertiva, o que, com certeza, é um diferencial e tanto no currículo”.

 

Tecnologia, para quem é de tecnologia

E se a capacitação profissional é fundamental em qualquer área, no caso da tecnologia, que está em praticamente tudo que vemos, ouvimos e/ou usamos, ela torna-se ainda mais indispensável. É o que afirma Kleidson Rodrigues de Abreu, gerente geral da Saga Guarulhos, escola de games, arte digital e animação, centro de treinamento autorizado da Adobe e da Autodesk e também parceiro da plataforma Unreal Engine. “Nossos cursos são realmente elaborados para preparar o jovem para o mercado de trabalho, tanto para atuar numa empresa como para aquele que quer criar seu próprio estúdio. Além de aprender a usar ferramentas, ele também tem noções de empreendedorismo e experiências práticas. O conteúdo é outro ponto forte, pois é constantemente atualizado, assim como os softwares e equipamentos. Estar atualizado permite que o empregado atue sempre em trabalhos novos, o que dá muito fôlego para sua vida profissional”.

 

Oportunidade também na área industrial e automotiva

Para Hélio Duarte Bezerra, administrador de empresas e diretor administrativo da Escola Delta, especializada nas áreas industrial e automotiva, a busca por profissionalização prepara o cidadão para tornar-se produtivo. “Aqui, a orientação que damos aos pais é que mostrem para seus filhos a importância de uma profissão”. No local, com mais de 35 anos na cidade, é possível encontrar cursos de soldagem, eletricidade, mecânica, eletricidade de autos e outros.

 

Intercâmbio: experiência de mundo

Sérgio Ávila trabalhava há 11 anos na área de TI e, mesmo com o contato constante com o inglês na profissão e aulas com professor particular, não conseguia desenvolver o idioma. Foi então que ele optou por um intercâmbio. “Deixando minha esposa e uma filha pequena no Brasil, embarquei para Toronto, no Canadá, em 2002. Era minha primeira viagem internacional e bateu uma insegurança enorme. Mas quando percebi, estava vivendo a maior experiência da minha vida até então. Uma carga enorme de novidades, culturas, aprendizado e, claro, o desenvolvimento acelerado do idioma”.

De volta ao Brasil após 3 meses, a vivência no exterior lhe proporcionou um grande diferencial no mercado de trabalho e o ajudou a conquistar posições em grandes empresas, como a PricewaterhouseCoopers, Unisys e a TAM Linhas Aéreas. Anos mais tarde e com outros carimbos internacionais no passaporte, Sérgio buscou uma nova mudança em sua carreira e, agora como empreendedor, inaugurou a unidade Guarulhos da Global Study Intercâmbio. “Ser empregável hoje não significa mais só ter as competências principais exigidas na sua área, é preciso ter diferenciais; e o intercâmbio oferece isso. Além disso, conviver com pessoas e culturas diferentes, de diversos países, agrega muito no crescimento e na maturidade pessoal e profissional”, acrescenta.

Ele conta que, em geral, o intercâmbio é realizado em períodos a partir de um mês, sendo também comuns os programas de 6 meses ou 1 ano e, para esses maiores, existe também a possibilidade do aluno trabalhar para aumentar a experiência e ajudar no custeio. A Global Study oferece consultoria para auxiliar o cliente a identificar o melhor destino, curso e escola e providenciar os itens necessários, como passagens aéreas, moeda estrangeira, seguro viagem e saúde e acomodação. Os cursos podem ser apenas de idioma (inglês, francês, espanhol e italiano), ou também agregar atividades, entre elas gastronomia, mergulho e dança, ou então alguma especialidade, como negócios, contabilidade ou inglês para comissários. “O intercâmbio é uma das principais portas para uma carreira no exterior. Além do intercambista aprimorar o idioma local (primordial para viver e ter sucesso no país), alguns países contam pontos no processo de imigração pelo estudo, e mais ainda, se houve experiência de trabalho”.

Confira alguns dos pacotes* oferecidos pela Global Study Intercâmbio – Guarulhos:

• Canadá – Toronto ou Vancouver
4 Semanas de curso de inglês, material, taxas, acomodação em casa de família com 2 refeições/dia. A partir de R$ 5.602,46

• Irlanda – Dublin
3 meses de curso de inglês, material, taxas, acomodação em residência estudantil por 2 semanas. A partir de R$ 6.922,85

• Austrália – Brisbane
4 meses de curso de inglês + 1 mês de férias, seguro saúde, material, taxas, acomodação de 4 semanas em casa de família com 3 refeições/dia. A partir de R$ 13.723,23 (com permissão para trabalho)

*Preços a serem atualizados conforme o câmbio da moeda do país no dia do fechamento. Não inclui passagem aérea e custos com vistos.

 

Serviço:

Academus Centro de Formação Continuada
Rua Odilon de Moraes, 88, Bom Clima. (Próximo a avenida Tiradentes, em frente ao Saae)
Tel.: 2254-5414/ 99406-2671 / 97750-3741 / 97040-9780
www.acfcacademus.com.br

Escola Delta
Rua Marajó, 171, Centro
Tel.: 2440-8607
www.escoladelta.com.br

Escola Técnica Ágape
Rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 288, Centro
Tel.: 2087-1194
www.educacionalagape.com.br

Global Study Intercâmbio – Guarulhos
Avenida Salgado Filho, 252, Centro
Tel.: 2937-2615
www.globalstudy.com.br/guarulhos

K.L.A. Educação Empresarial – Guarulhos
Avenida Emílio Ribas, 406 – 2º andar
Tel.: 4574-0990
www.klatreinamentos.com.br/escoladevendas/guarulhos

SAGA – Guarulhos
Rua Luiz Faccini, 383/395, Centro
Tel.: 4574-8400

Universidade Braz Cubas – Guarulhos
Avenida esperança, 176
Tel.: 2443-1988
www.facebook.com/brazcubaspologuarulhos

Quer ler outras matérias da edição 317 da Revista Weekend? Acesse!