Ícone do site Click Guarulhos

Aplicativo do TRE recebe denuncias de irregularidades nas campanhas

A Justiça Eleitoral de São Paulo disponibilizou o aplicativo Pardal, ferramenta de denúncia de irregularidades nas campanhas, que pode ser usado por qualquer cidadão e permite ao interessado denunciar propaganda irregular, compra de votos e uso da máquina pública, entre outros.

Ao suspeitar da existência de qualquer irregularidade, o cidadão tira uma foto ou faz um vídeo e, por meio do aplicativo, envia o material. Deve ser informado quem é o denunciado, o tipo e a descrição da irregularidade e onde o fato ocorreu (município, bairro e local, com endereço ou ponto de referência). Só pode ser enviada uma foto ou um vídeo por denúncia, que é encaminhada diretamente ao Ministério Público Eleitoral para análise.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas on-line para dispositivos móveis que comportem os sistemas iOS e Android.

O Pardal foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) com a colaboração do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Com o lançamento pelo TSE, o aplicativo passa a ter caráter nacional.

Propaganda de rua

O TRE-SP também oferece em seu site o sistema Denúncia On-Line. Nele, podem ser feitas denúncias relacionadas a propaganda eleitoral irregular em vias públicas, em locais de uso comum (cinemas, centros comerciais, templos, ginásios, etc.), e em bens particulares (quando forem superior a 0,5m2).

 

Sair da versão mobile