A inadimplência do consumidor na cidade de Guarulhos apresentou queda de 1,3% em janeiro, na avaliação mensal (contra o mês anterior), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na comparação interanual, contra o mesmo mês do ano anterior, houve queda de 2,5%.
| Jan-17 / Jan-16 | Jan-17 / Dez-17 | |
| Guarulhos | -2,5% | -1,3% |
| RA Metro. Alto Do Tietê | -3,5% | -1,1% |
| Estado de São Paulo | -4,2% | -0,5% |
| Brasil | -1,9% | -0,4% |
Fonte: Boa Vista SCPC
Recuperação de crédito
O indicador de recuperação de crédito do consumidor na cidade – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – apontou aumento de 0,4% % em janeiro, na avaliação mensal (contra o mês anterior). Na comparação interanual, contra o mesmo mês do ano anterior, o indicador subiu 12,1%.
| Jan-17 / Jan-16 | Jan-17 / Dez-17 | |
| Guarulhos | 12,1% | 0,4% |
| RA Metro. Alto do Tietê | 10,6% | 0,8% |
| Estado de São Paulo | 6,5% | -0,6% |
| Brasil | 2,7% | 0,4% |
Fonte: Boa Vista SCPC
Metodologia
O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. O índice calculado pela média móvel dos últimos 12 meses do mês de referência, tendo como ano base a média desses valores em 2011 (base = 100). A partir de março de 2016, as séries dessazonalizadas (as quais utilizavam o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau) foram descontinuadas.
