Ícone do site Click Guarulhos

11 capitais interrompem imunização com 2ª dose de CoronaVac por não ter vacinas

O total de capitais sem vacinação com a 2ª dose da CoronaVac, por falta de imunizantes, subiu para 11 nesta sexta-feira (7). Na quinta-feira (6), 10 capitais enfrentaram o problema.

Todas as regiões do país registram ao menos um estado cuja capital está com a aplicação do imunizante paralisada. São 7 no Nordeste, 2 no Norte e 1 no Centro-Oeste (1), Sudeste e Sul.

De quinta para sexta, João Pessoa entrou para a lista de capitais com dificuldade nos estoques, o que motivou a pausa na vacinação com a CoronaVac. Outras três cidades na região metropolitana  também estão sem vacinar com a 2ª dose devido à falta de vacinas.

Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CMN) indica que 1.035 municípios enfrentam problemas no estoque e interromperam a aplicação da 2ª dose da Coronavac. Das cidades, 45 são no Ceará e 25 em São Paulo.

A suspensão da 2ª dose ocorre, de acordo com o Ministério da Saúde, por recomendação deita enquanto Eduardo Pazuello era ministro, ao autorizar que todo estoque fosse usado como 1ª dose e não reservar parte para a 2ª. O ministério indica a população que tome a 2ª dose o quanto antes.

Butantan prevê falta de insumos

Envasada pelo Instituto Butantan, em São Paulo, a CoronaVac representa 74,5% de todas as vacinas aplicadas no Brasil desde 21 de janeiro, quando teve início a imunização. Também são aplicadas as vacinas AstraZeneca e Pfizer, a última com início nesta semana.

Nesta quinta, o Instituto Butantan paralisou o envase da vacina e anunciou que receberá menos matéria-prima para a fabricação da CoronaVac. A quantidade de imunizantes vindos da China, onde fica o laboratório responsável pela vacina, será menor do que o previsto.

Dimas Covas, diretor do Instituto, alega que o problema se dá pela “falta de alinhamento” do governo federal com a China. O motivo seria “sucessivas declarações desastrosas do ministro da economia, Paulo Guedes, e agora do presidente da república, Jair Bolsonaro”.

Na quarta, Bolsonaro disse que ninguém sabe se o coronavírus “nasceu em laboratório”. Ao falar em “guerra química”, o presidente questionou qual país do mundo “cresceu o seu PIB” durante a pandemia, sem citar nomes. A China cresceu 2,3% em 2020, pior desempenho em 44 anos.

Confira abaixo a divisão das doses do Butantan por UF:

Região Norte:

Região Nordeste:

Região Sudeste:

Região Sul:

Região Centro-Oeste:

Sair da versão mobile