Os vereadores integrantes da Comissão Especial de Estudos (CEE) que analisa Lei autorizativa para extinção da empresa Proguaru, durante reunião ordinária na tarde desta terça-feira (08), voltaram a a discutir requerimento que aprovou o pedido de contratação de uma empresa de auditoria para auxiliar os trabalhos realizados pela Comissão.
Geraldo Celestino (PSC) defendeu que fosse cancelada a contratação, argumentando que o relator dos trabalhos, André Alves (Cidadania), não necessitaria de tal auxílio, além da contratação onerar ainda mais os cofres públicos. Por sua vez, o presidente da CEE, Edmilson Souza (PSOL) voltou a defender a importância da contratação, justificando que, entre outros, o assunto é de extrema importância, como também será preciso realizar a análise de inúmeros documentos. Márcia Taschetti (PP) afirmou ser totalmente favorável à contratação de auditoria independente, pois a Fipe, contratada pela Prefeitura, tenderá a elaborar relatório confirmando a extinção da empresa. Maurício Brinquinho (PT) posicionou-se como o presidente. Todavia, salientou que o assunto já havia sido deliberado e, tratava-se assim de matéria superada, não encontrando motivos para uma nova análise. Lauri Rocha (PSD) questionou que, a rigor, se a Fipe concluir que a extinção da Proguaru é imprescindível e a empresa que a Câmara vier a contratar opinar em contrário, será preciso haver uma terceira auditoria para definir quem tem razão. Segundo ele, os cargos comissionados da Proguaru representam muito pouco diante do total de despesas e não haveria resultado tentar enxugar a estrutura. Geleia (PSDB) falou contra a contratação, questionou em qual item do Regimento Interno Edmilson Souza se baseia para querer que haja essa auditoria pelo Legislativo e disse confiar na Fipe.
Questionado por Geraldo Celestino se a contratação seria objeto de uma nova votação, o presidente facultou apenas que fosse constado em ata o posicionamento de cada vereador. Desta forma, Lauri Rocha (PSD), Jayme Junior (Republicanos), Sandra Gileno (Patriota), Carol Ribeiro (PSDB), Romildo Santos (DEM), André Alves (Cidadania), Danilo Gomes (DC) e Geleia Protetor (PSDB) acompanharam o posicionamento de Geraldo Celestino, ou seja, contrários à contratação. Já Márcia Taschetti (PP) e Janete Rocha Pietá (PT), assim como Maurício Brinquinho, posicionaram-se junto ao presidente, favoráveis ao trabalho da consultoria.
Apesar do intenso debate e da manifestação dos vereadores, o presidente da CEE, Edmilson Souza, deu a entender que não abrirá mão da contratação da empresa de consultoria. Seu argumento é que a Comissão de Estudos precisa estar embasada em critérios técnicos imparciais para avaliar a real situação da Proguaru. Caso ele mantenha a decisão de contratar auditoria externa, é provável que Celestino ou outro vereador da base governista questione judicialmente a contratação.
Por causa do longo tempo de debates acerca da contratação da empresa de auditoria, os vereadores julgaram pertinente adiar a oitiva do gerente financeiro da Proguaru, Ricardo Bortoleto, tendo o depoimento sido reagendado para a próxima terça-feira (15).
foto: Bruno Santos (Câmara Municipal)
