A experiência de Fernanda Aguiar, que criou o Projeto Mamas do Amor, levou a Escola de Período Integral Louis Braille a convidá-la para proferir uma palestra-oficina sobre câncer de mama.
Situada no Jardim Angélica, região do Pimentas, a escola fez um levantamento sobre diversos casos de câncer de mama nos familiares dos alunos e concluiu pela importância de promover a palestra, com o objetivo de resgatar a autoestima, autoimagem e o bem-estar das mulheres mastectomizadas que não puderam ou não quiseram fazer sua reconstrução mamária, trazendo aos alunos a conscientização a respeito do câncer de mama. Ao convidar Fernanda, ela aceitou de imediato, como um gesto de amor.
A palestra será na segunda-feira, dia 8, às 10h, na Rua João Avelino Faultz, 150 – Jardim Angélica.
O Projeto Mamas do Amor
Fernanda conta que tudo começou quando ela recebeu o diagnóstico de câncer nas duas mamas, no primeiro semestre de 2016.
“Após o primeiro susto, os médicos indicaram a mastectomia bilateral; uma difícil decisão, porém necessária. Em procedimento cirúrgico, as mamas foram retiradas e, no lugar delas, foi colocado um expansor, com vistas a uma nova cirurgia posteriormente, para colocação da prótese de silicone”, relata.
Porém, passados 30 dias da primeira intervenção, uma bactéria se desenvolveu e, então, foi preciso uma segunda cirurgia, na qual o expansor foi extraído. Foi um choque para Fernanda. “Já sem as mamas, minha autoestima despencou e pensei em encontrar uma solução rápida, que me trouxesse a alegria de poder usar minhas roupas novamente e me sentir segura. Veio a ideia de construir uma prótese externa, que eu pudesse colocar, enquanto aguardava a próxima cirurgia”, explica.
A solução encontrada foi uma prótese externa de alpiste, para substituir as mamas verdadeiras. Assim, ela poderia colocá-las dentro do sutiã e retirá-las quando quisesse. “A ideia deu certo! As próteses externas de alpiste moldam-se perfeitamente ao peito, não esquentam, não incomodam e desenvolvem a aparência natural de mamas no sutiã”, conta Fernanda, que vê como uma oportunidade poder falar a outras mulheres e fazer com que sua experiência seja útil a muitas famílias.
