quarta-feira, 19 janeiro 2022
InícioCIDADEEstação Guarulhos deverá movimentar mais de 50 mil passageiros por dia

Estação Guarulhos deverá movimentar mais de 50 mil passageiros por dia

 

Linha 19-Celeste será um dos próximos ramais de metrô a serem construídos, pelo que se espera. Com a expectativa de atingir a cidade de Guarulhos, adentrando o centro urbano do município, o novo trecho trará grandes melhorias na mobilidade das regiões que atender. Atualmente está em curso a elaboração do projeto básico do ramal.

A estação Guarulhos estará localizada na Rua Cerqueira César entre a Rua Dom Pedro II e a Avenida Antônio de Souza nas proximidades da Praça IV Centenário. A região é marcada pela grande densidade de áreas comerciais e de serviços, como o Poli Shopping, tornando o local, naturalmente, um polo gerador de viagens.

Na região baixa, próxima à Praça IV Centenário, existe uma maior concentração de hipermercados, faculdades e também de hotéis. Essa diversificação dos tipos de serviços foi considerada na projeção inicial da estação que contará com acessos na região do calçadão e da Praça IV Centenário.

A articulação com o sistema de transporte é fundamental para o bom funcionamento da estação e para a dinâmica de deslocamentos dentro da cidade. Está prevista a integração com o corredor de ônibus da EMTU que liga Guarulhos à região do Tucuruvi. A integração com o sistema municipal se dará por paradas de ônibus convencionais.

Linha de bloqueios da Estação Guarulhos (CMSP)

Além da integração com os modos de média capacidade, os passageiros também contarão com espaços para o transporte individual como as baias para carros e táxis, paraciclos e um bicicletário.

A estação Guarulhos da Linha 19-Celeste terá uma demanda prevista de aproximadamente 51 mil passageiros diários. A estação deverá ser construída utilizando como método construtivo o VCA (Vala a Céu Aberto). Estima-se que a profundidade da estação seja de aproximadamente 35 metros.

Linha 19-Celeste

Segundo o site viatrolebus, após a contratação do projeto básico da futura Linha 19-Celeste do Metrô, que vai promover a ligação sobre trilhos entre os centros das cidades de Guarulhos e São Paulo, a operadora informou que emitiu na última quarta-feira, 12 de janeiro de 2022, a Ordem de Serviço para o Consórcio MNEPIE iniciar a elaboração dos estudos.

A partir de agora a empresa tem 20 meses para concluir todo o estudo que, segundo a estatal, é um dos mais importantes para a implantação de uma linha de metrô, definindo o formato final do traçado da linha e das estações, servindo para a contratação do projeto executivo e das obras, além do modelo de captação de recursos financeiros.

A Linha 19-Celeste deverá ter 17,6 km de extensão e 15 estações no trecho inicial entre Bosque Maia e Anhangabaú, com a previsão de cinco estações em Guarulhos, passando também pelas regiões de Jardim Brasil, Vila Maria (zona norte) e Pari, conectando-se às linhas 1-Azul, na estação São Bento, e 3-Vermelha, em Anhangabaú.

*Com Informações do Metro CPTM e Viatrolebus

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
2,828SeguidoresSeguir
1,503SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Sebrae mostra impacto da pandemia sobre empreendedores negros

Pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que os empreendedores negros estão com mais dificuldades do que...

IPVA com desconto de 9% vence hoje para veículos com placa final 3

O prazo para o pagamento à vista com desconto de 9% do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2022 vence nesta quarta-feira (12)...

Casos de coronavírus no Brasil já superam pico da primeira onda

Em meio à nova alta que atinge diversas regiões do Brasil, a média móvel de novos casos de coronavírus nesta semana superou o pico...

Gasolina sobe nos postos pela primeira vez em dez semanas

Dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo) apontam que o preço médio da gasolina subiu pela primeira vez nos postos desde novembro do ano passado. O...

Meeting da Saúde apresenta profissões de destaque na pandemia

A alta demanda por profissionais da saúde, por conta da pandemia, exige especialistas ainda mais capacitados para atuar no combate ao vírus e na...