Nesta terça-feira (18) a Prefeitura de Guarulhos incluiu mais um polo de vacinação no Portal da Saúde Siss Online. Desta forma, além do Ambulatório da Criança e das Unidades Básicas de Saúde Palmira, Haroldo Veloso e Piratininga, a UBS Ponte Grande (rua Oswaldo Agostinho, 17) é a quinta unidade que passa a vacinar crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e de 11 anos sem comorbidades, mediante agendamento realizado no link bit.ly/VacinaGru.
A ampliação foi possível devido ao recebimento de mais 9.220 doses da Pfizer pediátrica, repassadas pelo Governo do Estado para a cidade. Com isso, também será possível ampliar a agenda de vacinação do Ambulatório da Criança. Até as 9 horas desta terça, Guarulhos registrou 304 doses aplicadas no público infantil.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a lista de comorbidades consideradas pelo Ministério da Saúde para que pais ou responsáveis garantam a primeira dose contra a Covid-19 da criança com alguma comorbidade nos primeiros dias de vacinação, já que ela faz parte do público-alvo inicial, bem como crianças com deficiência, além de indígenas e quilombolas entre 5 e 11 anos.
Relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:
Estas são as comorbidades consideradas pelo Ministério da Saúde:
- insuficiência cardíaca;
- cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;
- cardiopatia hipertensiva;
- síndromes coronarianas;
- valvopatias;
- miocardiopatias e pericardiopatias;
- doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
- arritmias cardíacas;
- cardiopatias congênitas;
- próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
- talassemia;
- síndrome de down;
- diabetes mellitus;
- pneumopatias crônicas graves;
- hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3;
- hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo;
- doença cerebrovascular;
- doença renal crônica;
- imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos);
- anemia falciforme;
- obesidade mórbida;
- cirrose hepática;
- e HIV.
Documentos necessários para vacinação
Para receber a vacina, além de apresentar documento original com foto, cartão SUS (se houver), CPF e comprovante de residência, também deve ser apresentada prescrição ou relatório médico (original e cópia) que comprove a comorbidade ou deficiência. No ato da imunização, a criança deve estar acompanhada pelos pais ou responsáveis ou apresentar o Termo de Assentimento assinado, o mesmo já exigido para que jovens entre 12 e 18 anos sejam vacinados. O Termo pode ser baixado no portal após a conclusão do agendamento (bit.ly/VacinaGru).
