Ícone do site Click Guarulhos

Novo Fórum Cível de Guarulhos recebe o nome do juiz Flávio Cleto Giovanni Trombetti

Em solenidade realizada no dia 27 de maio, o novo Fórum Cível de Guarulhos passou a ser denominado “Flávio Cleto Giovanni Trombetti”, em homenagem ao juiz, promotor, advogado e professor que teve significativa atuação em Guarulhos.

O evento contou com a presença do presidente de Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe; o prefeito Gustavo Enric Costa – Guti; o secretário de Justiça, Airton Trevisan, e o diretor do Fórum Cível local e juiz da 1a. Vara Cível, Ricardo Felício Scaff, que presidiu a solenidade. O advogado Eduardo Ferrari, em cuja gestão na presidência da 57a. Subsecção da OAB foi feita a propositura dessa denominação, representou a instituição. Marcaram presença os filhos do homenageado, os também advogados Fábio Marcos Bernardes Trombetti e Flávio Marcelo Bernardes Trombetti, acompanhados de seus descendentes. O ambiente esteve lotado de advogados e serventuários da Justiça que foram alunos do professor Flávio Cleto e outros que com ele trabalharam em alguma das várias atividades que exerceu, assim como juízes que atuam ou atuaram na cidade.

Presidente do TJ-SP, desembargador Ricardo Mair Anafe

Nascido em 1923, em São Paulo, Flávio Cleto Giovanni Trombetti foi casado com Helena Bernardes Trombetti; ela faleceu em 2003 e ele em 2006. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade S.Paulo, no largo São Francisco, em 1949, Trombetti foi promotor de Justiça e delegado de Polícia; juiz substituto nas comarcas de Guarulhos, Ribeirão Preto e outras, e juiz titular, de 1959 a 1977. Atuou como juiz em Guarulhos no período de 1966 a 1969, concluindo sua carreira na 7a. Vara Criminal de São Paulo em 1977.

Foi professor dos cursos de Direito e de Administração e Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Guarulhos; lecionou por seis meses no curso de Direito da Universidade Guarulhos e foi diretor do curso de Direito da FIG. Residiu em Guarulhos por 40 anos. Em 1981, foi agraciado com o título de “Cidadão Guarulhense”, pela Câmara Municipal de Guarulhos.

Poeta e escritor, foi um dos fundadores da Academia Guarulhense de Letras, ocupando a cadeira número 7, que tem como patrono Fagundes Varella. Foi presidente da entidade nos anos 2000 e 2001 e após falecer passou a ser o patrono da cadeira no. 39, ocupada pelo médico Dácio Montans.

Fábio Marcos Bernardo Trombetti, filho do homenageado, falou em nome da família, agradecendo pela iniciativa

Nas várias falas a respeito do homenageado, foi enaltecido seu tom conciliador e respeitoso, sempre cumpridor de seus deveres e dedicado às boas causas. Uma de suas atitudes dignas de registro foi a de direcionar aos detentos livros e revistas, para que pudessem ocupar o tempo com leitura sadia; bem como ter feito o possível para que profissionais de diversas áreas se propusessem a ensinar seus ofícios, para que, após cumprir as penas a que haviam sido condenados, os ex-presidiários estivessem em condições de serem úteis à sociedade e a ela se reintegrarem.

Sair da versão mobile