Ícone do site Click Guarulhos

Número de pessoas com diabetes aumentou em 74 milhões em 2021

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Fome e sede frequentes, vontade de urinar, fraqueza e cansaço estão entre os principais sintomas das pessoas com diabetes. Segundo especialistas, nesta segunda (14), Dia Mundial da Diabetes, é fundamental o foco na prevenção e o diagnóstico precoce para que os tratamentos sejam mais eficientes.

A doença não é restrita a idosos ou mesmo adultos. Inclusive, na infância são necessários cuidados especiais. Isso porque tem chamado atenção dos profissionais de saúde os casos de obesidade infantil, relacionados à falta de atividades físicas e aos maus hábitos alimentares.

O consumo exagerado de açúcar correlacionado a outros fatores, entre eles o estilo de vida e o histórico familiar, pode trazer sérios danos à saúde, como câncer e diabetes tipo 2, o diabetes mellitus.

Especialistas explicam que o diabetes ocorre quando o pâncreas não produz suficientemente o hormônio insulina. Esse hormônio é que auxilia o organismo a transformar o açúcar (ou glicose) em energia.

Dados da diabetes

Dados da Federação Internacional de Diabetes revelam que o número de pessoas com a doença aumentou em 74 milhões em 2021, um total de 537 milhões de adultos no mundo. No Brasil, as estimativas mais recentes somam 16,8 milhões, cerca de 7% da população.

Os números são um alerta sobre os fatores de risco e para a adoção de medidas preventivas. Segundo o médico endocrinologista e vice-presidente da ADJ Diabetes Brasil, Ronaldo José Pineda Wieselberg, os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença são a obesidade, principalmente a abdominal, o sedentarismo e o componente genético. “Se por um lado não conseguimos modificar a genética, por outro podemos evitar a obesidade e o sedentarismo”, afirma.

A prática de atividades físicas e a alimentação equilibrada são os principais fatores para auxiliar na prevenção.

O médico endocrinologista também traz um alerta para a diabetes gestacional, outro quadro que precisa de atenção por trazer riscos para a mãe e para o bebê. Durante a gravidez, há um aumento de peso já esperado, mas, é preciso estar atento para o ganho de peso excessivo, obesidade ou sobrepeso prévio à gestação.

Já para as mulheres que já possuem diabetes previamente à gestação, é recomendado maior cuidado para evitar complicações neste período. “Independente do tipo, a orientação é acompanhar o caso com o endocrinologista e obstetra, com consultas quinzenais ou mensais para a condução do controle da diabetes”, conclui.

A diretora-presidente do Instituto Opy, Heloisa Oliveira, salienta que a mudança do estilo de vida pode prevenir ou retardar o aparecimento da doença na gestação e na primeira infância. “Os primeiros mil dias de vida são imprescindíveis para a formação de hábitos alimentares saudáveis. Este período traz transformações físicas, cognitivas e emocionais que irão impactar no crescimento e desenvolvimento da criança. É a partir da infância que se estabelece as bases para a qualidade de vida, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas como o diabetes.

*Com Informações da Agência Brasil e Instituto Opy

Sair da versão mobile