Ícone do site Click Guarulhos

Falsa pesquisa sobre vacina pode ser usada para aplicar golpe do PIX

Internauta alerta para a forma como golpistas estão lesando pessoas que, querendo ser úteis, se dispõem a participar de suposta pesquisa sobre vacina.

A vítima diz que recebeu uma ligação do número 95004-1117 e que pediram “para pressionar 2”, se ela tivesse se vacinada. Aí ela pressionou 2 e imediatamente o telefone foi bloqueado e hackeado.

Segundo relatou, conseguiram acessar seu e-mail e descobriram as senhas, com as quais alcançaram contas bancárias e fizeram PIX, zerando o saldo.

Pesquisamos a respeito e concluímos que tecnicamente não é possível aplicar esse golpe apenas com a vítima digitando o algarismo 2. E que ao acessar e-mail simplesmente não dá para descobrir senhas bancárias.

De qualquer forma, é preciso tomar precauções ao receber ligações ou mensagens com esse tipo de pesquisa. Na dúvida, é melhor recusar participar, jamais aceitando digitar senhas ou códigos, porque há casos nos quais os golpistas conseguem até fazer empréstimos em nome da vítima e sacar o valor obtido.

Uma forma de golpe que tem sido utilizada é enviando torpedo (SMS) para a provável vítima, comunicando que foi feito um pagamento por meio de sua conta bancária. E que, se não autorizou, para entrar em contato com um número 0800 que vem na mensagem. Ao ligar para dizer que não autorizou, a vítima é induzida a fornecer dados pessoais e chegar a um ponto no qual o golpista solicita que seja digitada a senha. Nesse momento, a operação que não existia é efetivamente feita, causando prejuízo à vítima. Portanto, se receber mensagem com esse teor, em vez de ligar para o número que vem na mensagem, o ideal é procurar entrar em contato direto com o banco onde tem conta, para certificar-se que não está falando com golpistas.

Sair da versão mobile