Ícone do site Click Guarulhos

Conselho de Odonto critica uso de cabelo como fio dental, como fez Amanda do BBB

Recentemente, Amanda Meirelles, participante do Big Brother Brasil 23, viralizou nas redes sociais ao utilizar o próprio cabelo como fio dental. A situação gerou repercussão negativa e fez com que muitas pessoas fossem às redes assustadas e enojadas com o fato. Mas afinal, existem, de fato, muitos malefícios nessa prática? Ou será que alternativas como esta são válidas em determinados casos? 

Se acordo com a cirurgiã-dentista Janaina Maria, membro da Câmara Técnica de Periodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), o uso do cabelo para higiene interdental pode implicar em uma série de prejuízos à saúde bucal. Para a especialista, quando utilizamos instrumentos não apropriados, como fios de cabelo, linhas ou palitos para remover resíduos alimentares da região interdental, nós nos sujeitamos a possíveis ferimentos, infecções e, principalmente, a uma falsa sensação de higiene.

Falsa, pois o grande problema não é o alimento, mas as bactérias que ficam aderidas no dente. A placa bacteriana é o que vai causar, em um primeiro estágio, infecções superficiais na gengiva (gengivite) e, em um estágio mais avançado, possivelmente inflamações mais sérias e profundas que atingem, inclusive, a região óssea da boca.

A longo prazo, essas infecções podem se desenvolver, quando não tratadas corretamente, a ponto de gerarem desequilíbrios no sistema imunológico e, por consequência, um comprometimento da saúde geral. Nesse sentido, o não compromisso com o uso correto do fio dental pode desencadear uma série de complicações sistêmicas, como, por exemplo, dificuldades de mastigação, má alimentação e até problemas cardiorrespiratórios.

Ainda segundo Janaina, existem, no entanto, outras formas de manter a saúde bucal na correria do dia a dia, embora nada substitua a escova e o fio dental. Hoje, existem fios montados em hastes plásticas e escovas interdentais para facilitar o uso. Além disso, é recomendável o uso de bochechos prescritos previamente por um cirurgião-dentista como coadjuvantes da escovação propriamente dita. 

Em suma, como dito anteriormente, nada substitui o fio dental. Muito pelo contrário. “Limpar” a região interdental com instrumentais não apropriados, como feito pela Amandinha no BBB23, aumenta o risco de infecções e, a longo prazo, pode apresentar complicações na saúde geral e na qualidade de vida das pessoas. Por isso, o contato com um cirurgião-dentista e a prática da higiene bucal de forma adequada são essenciais para garantir uma vida saudável.

Sobre o CROSP

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. O CROSP conta com cerca de 170 mil profissionais inscritos.

Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos auxiliares em Saúde Bucal (ASB), técnicos em Saúde Bucal (TSB), auxiliares em Prótese Dentária (APD) e técnicos em Prótese Dentária (TPD).

Sair da versão mobile