Ícone do site Click Guarulhos

Academia Guarulhense de Letras teve intensa atividade na semana

A semana de 10 a 15 de abril foi agitada para os integrantes da Academia Guarulhense de Letras.
Na segunda-feira, a jornalista e escritora Fátima Gilioli participou do programa “Tribuna Livre”, do também acadêmico Roberto Samuel, ao lado do coordenador da área de Comunicação da UNG, professor Alex Francisco, para falar sobre o I Encontro de Jornalistas Escritores Castelo Hanssen, realização conjunta da AGL com a Universidade, como parte do Festival Literário da UNG.
Na noite de terça-feira, o acadêmico José Roberto Jerônimo proferiu a palestra “Leiam todos, porque é bom!”, na Escola da Prefeitura de Guarulhos Mário Lago, no Parque Primavera, contando com a participação de alunos e professores, além do presidente da AGL, Mauro dos Santos Oliveira; da secretária, Teresinha Maltez; e do escritor e professor Yannick Bassuma. Diversos alunos receberam exemplares da Revista da Academia Guarulhense de Letras.

Na quarta-feira, foi a vez do vice-presidente da Academia, o folclorista Bosco Maciel, participar do “Tribuna Livre”, ao lado do escritor Rogério Brito.

Na manhã de quinta-feira, o acadêmico Valdir Carleto comandou sarau para alunos de cinco salas do 8o. Ano da Escola Estadual de Período Integral Conselheiro Crispiniano, no Centro de Guarulhos, contando com a participação de Mauro dos Santos Oliveira, Teresinha Maltez, Fátima Gilioli e Bosco Maciel.

Do sarau participaram vários alunos, declamando poemas de própria autoria ou de outros autores. Eles ganharam exemplares da Revista da Academia Guarulhense de Letras, assim como outros estudantes que foram sorteados para receber o brinde.

No fim da tarde, a jornalista, escritora e acadêmica Karla Maria participou do podcast “Gru em pauta”, apresentado pelo acadêmico Wellington Alves. Acompanhada do professor Alex Francisco, também abordou a realização do Encontro de Jornalistas Escritores.

I Encontro de Jornalistas Escritores

Na sexta-feira, a partir das 19h, coube a Karla Maria a apresentação do Encontro na UNG, bem como atuar como mediadora de painéis de debate, papel também desempenhado por Fátima Gilioli.

O evento teve início com a entrega de placa em homenagem ao imortal escritor, poeta e jornalista Castelo Hanssen, que também presidiu a AGL. A família foi representada pelo designer Rogério Aguiar Hanssen, sobrinho de Castelo, que o trouxe ainda adolescente para trabalhar no saudoso Jornal Olho Vivo. Rogério tem significativa atuação em vários órgãos de imprensa, bem como em projetos gráficos e diagramação de livros de diversos autores.

Rogério Hanssen (ao centro) recebeu a homenagem em nome da família; à esquerda na foto, Karla Maria e Alex Francisco; à direita, Bosco Maciel, representando a AGL; e o diretor do campus Itaquaquecetuba, Marcelo Rosa Santos, representando a UNG.


O professor Alex Francisco lembrou que seu Trabalho de Conclusão de Curso(TCC), ao formar-se jornalista, foi sobre a vida e carreira de Castelo Hanssen.

Dos três painéis, participaram os acadêmicos Wellington Alves, Roberto Samuel e Valdir Carleto. Ao abrir sua participação, Carleto lançou um desafio ao professor Alex e à cidade: viabilizar a edição de livro tendo como conteúdo o TCC sobre Castelo Hanssen, sugestão aceita de imediato pelo autor.

Menções honrosas

No sábado, a UNG fez entrega de Menções Honrosas a dezenas de comunicadores da cidade, pela contribuição à divulgação das atividades educacionais e culturais, bem como no esclarecimento da população quanto a cuidados de saúde, campanhas de vacinação e outras. Receberam o reconhecimento editores, repórteres, redatores, apresentadores, mantenedores de páginas nas redes sociais e youtubers. Entre os agraciados, cinco jornalistas membros da AGL: Fátima Gilioli, Karla Maria, Roberto Samuel, Valdir Carleto e Wellington Alves.

A mesa contou com a presença do reitor da UNG, professor Yuri Neiman; do vice-prefeito, Jesus Roque Freitas; do diretor de Comunicação da Prefeitura de Guarulhos, Rodrigo Buffo; do coordenador do curso de Comunicação da UNG, Alex Francisco e do jornalista Valdir Carleto, diretor do Click Guarulhos, os quais revezaram-se nas entregas das láureas aos homenageados.

O reitor enfatizou que a UNG faz questão de colocar-se como patrimônio da cidade de Guarulhos e que se propõe a ser palco de muitos eventos. O vice-prefeito salientou sua experiência como professor e disse acreditar que a Educação e a Comunicação devem caminhar juntas para formar uma sociedade bem informada, onde cada um sabe qual seu papel a desempenhar para o bem de todos.

Jornalistas que fazem parte da AGL receberam menções honrosas: Fátima Gilioli, Valdir Carleto, Roberto Samuel, Karla Maria e Wellington Alves.

Festival literário

Durante o sábado, transcorreu o I Festival Literário UNG, com a participação de dezenas de autores locais e de editoras independentes. Por iniciativa dos próprios expositores, foi improvisado um sarau. O acadêmico Ivo de Souza foi um dos participantes.

Sair da versão mobile