Ícone do site Click Guarulhos

Instituto Mauricio de Sousa e Reciclus lançam revista sobre reciclagem de lâmpadas fluorescentes

A Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – junto com o Instituto Mauricio de Sousa lançaram a revista “Uma Ideia Brilhante”, com 20 páginas, com o propósito de incentivar crianças e adolescentes a aprenderem, de maneira divertida, sobre a importância da reciclagem e do descarte adequado de lâmpadas fluorescentes, por meio de personagens icônicos da Turma da Mônica. O projeto está disponível em formatos físico e digital. 

Os personagens Franjinha, Mônica e Milena descobrem a história da criação da lâmpada, em suas diferentes versões, e os perigos associados ao mercúrio contido especialmente nas lâmpadas fluorescentes, destacando a importância do descarte correto deste resíduo e o trabalho desenvolvido pela Reciclus. 

“Por meio da união entre a temática ambiental e os personagens da Turma da Mônica, conseguiremos engajar um público maior e despertar o interesse pelo tema desde a infância, utilizando a narrativa visual e identificação com personagens tão queridos. Consideramos a Turma da Mônica uma marca atemporal que cresce junto com as crianças e evoca nostalgia nos adultos, o que amplifica o alcance e a eficácia da mensagem. Além disso, essa iniciativa alinha-se perfeitamente com os objetivos educacionais da Reciclus, que incluem a produção e divulgação de conteúdos sobre educação ambiental e a capacitação de educadores e educadoras”, explica a gerente de Operações e Marketing da Reciclus, Camilla Horizonte. 

Para Amauri Sousa, diretor do Instituto Mauricio de Sousa, o lançamento da revista é essencial para passar informações corretas sobre a reciclagem pela Reciclus. 

“A Turma da Mônica, amada pelas crianças brasileiras, sempre esteve presente nas ações ecológicas e de valor social. As crianças adotam esses ensinamentos e comprovadamente acabam ensinando os adultos também”. 

A revista “Uma Ideia Brilhante” faz parte do acervo de materiais gratuitos do Programa Reciclus Educa, que busca capacitar profissionais da educação e oferecer recursos que facilitem a introdução de conceitos ambientais nas escolas.  

Para acessar a revista, clique aqui.

Para obter informações sobre o programa Reciclus Educa, visite o site: https://reciclus.org.br/reciclus-educa/ 

Sobre a Reciclus    

Desde 2017, a Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – atua como entidade gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. A organização operacionaliza a coleta segura, o transporte e a destinação adequada em parceria com recicladoras e transportadoras homologadas. Comprometida com a construção da Educação Ambiental, concentra esforços na produção e disseminação de conhecimento, especialmente para crianças e jovens. Desde o início de suas operações, foram coletadas mais de 40,5 milhões de lâmpadas fluorescentes nos mais de 3,9 mil pontos de coleta disponibilizados pela Reciclus.   

Para mais informações, acesse:    

Sobre o Instituto Mauricio de Sousa  

Fundado em 1997, o Instituto Mauricio de Sousa tem em seu DNA os valores éticos que permeiam a vida e a obra de Mauricio de Sousa, o respeito à infância e o compromisso de incentivar a leitura, ultrapassando gerações. Temos como premissa que investir na criança é semear um futuro promissor, por isso desenvolvemos, por meio de uma linguagem lúdica, projetos, campanhas e ações sociais nas áreas de educação, cultura, cidadania, inclusão social e diversidade. Fomentamos o desenvolvimento de ações transformadoras, visando potencializar o impacto e a transformação social.

Para mais informações acesse: institutomauriciodesousa.org.br.

Sair da versão mobile