A solenidade de 7 de Setembro – Dia da Pátria em Guarulhos foi realizada pela Prefeitura na avenida Lauro Gusmão de Oliveira, Parque São Geraldo, região do Taboão. Autoridades do Poder Executivo e do Legislativo compareceram
Entre outras participações, diversas entidades marcaram presença: a Academia Guarulhense de Letras fez-se representar pelo seu presidente, Bosco Maciel. O Conselho Comunitário de Segurança do Bom Clima foi representado pelo presidente, Ricardo Nascimento (ao centro na foto abaixo), por Rogéria e por Ricardo Rezende e a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, presidida por Ricardo Bueno.
A União Maçônica de Guarulhos (UMG), que reúne as chamadas “lojas” da Maçonaria na cidade, desfilou com seus integrantes, assim como as organizações consideradas “paramaçônicas”, que incluem mulheres e jovens. A Ordem DeMolay, por exemplo, reúne rapazes de 12 a 21 anos. Segundo Carlos Maziero, presidente da UMG, a Maçonaria busca lapidar o caráter dos jovens, tanto do sexo masculino quanto feminino, para que, ao atingir 21 anos, possam contribuir com a comunidade onde estiverem inseridos. As atividades das quais participam incluem orientação de competências e liderança. Ricardo Ventura, ex-presidente da UMG e atual vice-presidente, explica que a prática do civismo e a de atividades de cunho social são primordiais no ideário da Instituição.
Ainda como entidade paramaçônica participaram os “Bodes do Asfalto”, denominação do motoclube que reúne adeptos da Maçonaria. O Ibrapem, organização que atua na preparação de interessados em prestar concurso para áreas militares, também esteve presente.
