O projeto Cidadania Itinerante chegará a Guarulhos nesta quarta-feira (11), em parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania, e do Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa usa unidades móveis para levar serviços públicos gratuitos como emissão de documentos (RG, CNH, certidões), orientação jurídica, apoio a vítimas de violência, acolhimento de denúncias de discriminação e elaboração de currículos, entre outros. O objetivo é facilitar o acesso da população a direitos e serviços essenciais.
Nesta quarta-feira, das 9h às 17h, o Cidadania Itinerante estará no Bosque Maia (entrada pela avenida Papa João XXIII – Jardim Maia). Na quinta (12) e na sexta-feira (13), no mesmo horário, o serviço móvel atenderá a população que mora na região do CEU Pimentas (estrada do Caminho Velho, 351 – Pimentas).
Em cada local serão distribuídas 100 senhas por dia, por ordem de chegada, com término até uma hora antes do fim do expediente. Entre os serviços disponíveis, estão:O programa oferece serviços gratuitos de documentação e outros direitos básicos. Serão distribuídas 100 senhas por dia, por ordem de chegada, até uma hora antes do fim dos atendimentos.
Confira os endereços e horários abaixo.
Entre os serviços disponíveis, estão:
- Agendamento de 1ª e 2ª via de RG;
- Agendamento de 2ª via de CNH;
- Agendamento na Receita Federal;
- Atestado de antecedentes criminais;
- Baixar Carteira de Trabalho Digital no celular;
- Consulta Serasa;
- Criação de conta GOV;
- Elaboração de currículo;
- Emissão 2ª via de CPF e título de eleitor;
- Emissão de 2ª via de contas (água e luz);
- Encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC;
- Entrada no seguro-desemprego;
- Orientações com Procon e Defensoria Pública;
- Orientações migratórias com a Organização Internacional para as Migrações (OIM);
- Recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa;
- Registro de boletim de ocorrência;
- Solicitação de 2ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito;
- Orientações sobre a plataforma Trampolim.
Serviço
Bosque Maia
- Data e Horário: Quarta-feira (11), das 9h às 17h
- Endereço: Entrada pela avenida Papa João XXIII – Jardim Maia
CEU Pimentas
- Datas e Horários: Quinta-feira (12), das 9h às 15h | Sexta-feira (13), das 9h às 17h
- Endereço: Estrada do Caminho Velho, 351 – Pimentas – Guarulhos
