Ícone do site Click Guarulhos

Calçadas cheias de mato geram queixas. Proprietários têm sido multados?

Crescem as reclamações de falta de zeladoria em vias públicas de Guarulhos, mesmo em áreas centrais, como a região próxima ao Bosque Maia.

Uma das queixas que tem aparecido com maior frequência é de calçadas cheias de mato, como as que aparecem nas imagens desta reportagem. Na foto em destaque, calçada no início da avenida Dr. Carlos de Campos, a cerca de 100 metros de distância do Bosque.

Rua Tapaciquara – Parque Renato Maia.

Na rua Conselheiro Antonio Prado, esquina com rua Jaiminho, Vila Progresso, além do mato, calçada quebrada.

Viela Capinópolis – Parque Renato Maia

A questão é que a manutenção das calçadas não é de responsabilidade da Prefeitura, mas dos proprietários de cada imóvel. A falha da gestão municipal nesses casos não é de falta de zeladoria, mas de notificação dos proprietários e, no caso de descumprimento, de aplicação de multas, as quais, caso não sejam pagas, passam a integrar a Dívida Ativa e a dar direito à Prefeitura de imissão de posse dos imóveis. Se a Prefeitura tomar a iniciativa de efetuar o corte do mato e a regularização de calçadas, pode cobrar do proprietário do imóvel.

Já no caso da praça entre a avenida Dr. Carlos de Campos e a rua Tapaciquara, no Parque Renato Maia, a responsabilidade pelo corte do mato e pela regularização da calçada e das muretas quebradas é da Prefeitura.

Outra queixa que tem chegado ao Click Guarulhos refere-se a terrenos vazios, os quais, embora tenham muros, não têm tido o mato cortado, o que prejudica as moradias vizinhas. Na foto abaixo, terreno situado na rua Tapaciquara, cujo proprietário devem ser intimados a tomar providências. Outro imóvel na mesma rua, cuja foto consta acima com mato impedindo a passagem de pedestres, também está com mato alto.

Demandas estão sendo enviadas à Prefeitura, indagando se os proprietários desses imóveis já foram intimados a regularizar a situação e, se descumprida a determinação, foram multados. Estamos perguntando também quantas multas foram aplicadas por descumprimentos desse tipo em 2025.

E, quanto à praça citada acima, quando a Prefeitura tomará providências.

Sair da versão mobile