Ícone do site Click Guarulhos

Colisões com postes deixaram mais de 2,7 mil residências e comércios sem energia em Guarulhos entre janeiro e março

Foto: Divulgação/EDP/Arquivo

Um impacto de segundos pode colocar vidas em risco e desencadear horas de desabastecimento de energia. Levantamento da EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, mostra que nos três primeiros meses de 2026, ocorrências envolvendo colisão de veículos com postes deixaram 2,7 mil casas e comércios do município sem fornecimento de eletricidade. Durante o período, foram registrados 26 acidentes de trânsito envolvendo postes da concessionária, praticamente um caso a cada três dias.  

O mês de maio é marcado pela campanha Maio Amarelo, que busca conscientizar motoristas para a direção segura e preservação da vida. E quando se trata de acidentes envolvendo postes de energia, o cuidado deve ser redobrado já que este tipo de situação traz, em muitos casos, perigo real de morte ou de ferimentos graves aos motoristas e passageiros.  

Além do risco à vida, estes acidentes, geralmente, envolvem trabalhos complexos de reparação dos equipamentos danificados do sistema elétrico, que muitas vezes exigem a interrupção do fornecimento de energia na região por questão de segurança, impactando residências, hospitais, escolas e outros serviços essenciais. 

As ocorrências de veículos contra postes são críticas e, na maioria dos casos, demandam elevado tempo de atuação das equipes técnicas da concessionária, que atuam em parceria com órgãos como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar”, afirma o gestor de operação da EDP, Claudemir Siqueira. 

Durante a campanha Maio Amarelo, a EDP reforça dicas de prevenção e segurança no trânsito. Confira: 

A EDP pode ser acionada por seus canais de atendimento, que funcionam 24 horas: 

Sair da versão mobile