Ícone do site Click Guarulhos

Jovens transformam quadra pública de Guarulhos inspirados na Copa do Mundo


Uma quadra esportiva do Centro Esportivo João do Pulo, no Jardim Bela Vista, em Guarulhos, ganhou novas cores e um novo significado. Em uma ação promovida pelo Instituto JB12, em parceria com a empresa H.B. Fuller e artistas urbanos da cidade, crianças e adolescentes participaram de todo o processo de construção da nova identidade visual do espaço, desde a criação das propostas artísticas até a escolha democrática da arte que agora faz parte da quadra.

A iniciativa reuniu crianças e adolescentes do Instituto JB12, colaboradores voluntários da H.B. Fuller e artistas urbanos em um grande mutirão de pintura, transformando um equipamento público utilizado diariamente por crianças e adolescentes do território.

Muito antes da tinta chegar ao chão, os participantes foram convidados a refletir sobre o significado daquele espaço para a comunidade. Inspiradas nas Copas do Mundo de Futebol, masculina e feminina, as crianças desenvolveram propostas artísticas que também representassem os valores vivenciados no Instituto JB12, como autonomia, respeito, responsabilidade e solidariedade.

Após a elaboração das artes, cada participante apresentou sua proposta aos colegas e compartilhou os significados de sua criação. Em seguida, uma votação democrática definiu o desenho que seria executado na quadra.

Mais do que escolher uma pintura, as crianças participaram ativamente da transformação de um espaço que faz parte do seu cotidiano. A arte escolhida permanecerá como um legado permanente desse processo, fazendo com que a quadra carregue a identidade, as ideias e os valores de quem a ocupa diariamente.

“Quando uma criança percebe que sua ideia pode sair do papel e transformar um espaço que faz parte da sua rotina, ela entende que sua voz tem valor. Mais do que revitalizar uma quadra, queremos mostrar que a participação fortalece o sentimento de pertencimento e ensina que todos podem contribuir para transformar a comunidade onde vivem”, afirma Jonathan Borges, fundador do Instituto JB12.



A pintura foi coordenada pelos artistas urbanos See Loko, Big Zullu, Preto Man e Lincoln, que colocaram sua arte a serviço da comunidade e conduziram toda a intervenção artística ao lado das crianças e dos voluntários da H.B. Fuller.

A ação integra a política de voluntariado da HB Fuller e reforça o compromisso da empresa com iniciativas que promovem desenvolvimento social por meio do engajamento de seus colaboradores em projetos de impacto comunitário.

Para o Instituto JB12, a revitalização da quadra representa também uma estratégia pedagógica. Ao estimular que crianças idealizem, apresentem, defendam e escolham coletivamente a identidade visual do espaço, a iniciativa desenvolve competências como criatividade, diálogo, escuta, argumentação, cooperação e participação democrática.

Mais do que uma quadra renovada, o projeto deixa como legado um espaço que passa a contar a história das próprias crianças e adolescentes que o utilizam todos os dias, fortalecendo o vínculo com o território e demonstrando que a transformação dos espaços públicos também pode começar pelas ideias de quem cresce neles.

Sobre o Instituto JB12

O Instituto JB12 é uma organização sediada em Guarulhos que utiliza o esporte como instrumento para a formação humana e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Por meio de uma metodologia própria de esporte educacional, desenvolve atividades esportivas, educativas, culturais e comunitárias voltadas ao fortalecimento de valores como respeito, responsabilidade, solidariedade e autonomia, em parceria com escolas, empresas e organizações públicas e privadas.

fotos:
Drone: Brayan Brito (Virtual Mid Produções & Serviços Ltda.)
Terrestre: Daiana Oliveira

Sair da versão mobile