4 UBS vão atender e fazer ações contra a dengue neste sábado (27)

O Programa Saúde Agora vai abrir quatro Unidades Básicas de Saúde neste sábado (27), das 8h às 16h. São elas: UBS Vila Fátima, UBS Cambará, UBS Ponte Alta e UBS Dona Luíza. Além de prestar os atendimentos habituais à população (consultas médicas, vacinas, exames de prevenção ao câncer do colo de útero (papanicolau), e testes rápidos para a detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C), elas vão desenvolver ações de prevenção às arboviroses, com foco no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, febre chikungunya e da dengue, doença que tem registrado aumento em todo o País, inclusive em Guarulhos onde já foram confirmados 714 casos de janeiro até agora.

Demais ações de saúde e cidadania

Na UBS Cambará, também estão programadas visitas domiciliares em conjunto com os agentes comunitários de saúde, palestras, exercícios físicos, entre outras atividades. No local, cerca de 20 alunos do curso de Medicina da Uninove vão apoiar as ações de orientação e prevenção ao mosquito Aedes aegypti.

Na UBS Vila Fátima, também haverá orientações sobre tuberculose, e palestras sobre saúde bucal e alimentação saudável, com cultivo e plantio de mudas na horta comunitária da unidade. Outra ação de destaque que será realizada no local é o Varal Solidário com roupas doadas que ficarão expostas e poderão ser retiradas de forma gratuita.

Também haverá ações de prevenção à tuberculose na UBS Ponte Alta, onde os profissionais de Saúde farão busca ativa de pacientes com sintomas da doença, ou seja, daquelas pessoas que apresentam tosse persistente há mais de três semanas, com ou sem secreção.