A determinação de Ana Lucia

Pedagoga e empresária, proprietária do Colégio Alvorada, Ana Lucia, 33 anos, já tinha experiência como professora. O universo infantil sempre chamou sua atenção, mas, ainda assim, não pensava em trabalhar com educação. Começou a faculdade de Pedagogia com mais de 20 anos e no último ano já projetava abrir uma escola, com a ajuda do marido Sérgio, com quem tem a filha Maysa. “O empreendedorismo surgiu como uma oportunidade e eu abracei. Não tive um projeto, as coisas foram acontecendo e despertando o meu feeling empreendedor”, ressalta.

Líder determinada e desbravadora, fala que a mulher que busca empreender deve analisar em que quer investir com cautela; comenta que não se pode contar no início com retorno financeiro; ao contrário, precisa ter uma reserva para investir. Ela diz que não existem características próprias femininas que ajudam no momento de empreender. Acredita que o que existe é a capacitação para o que se propõe a fazer, dominando o que se faz. No entanto, afirma que as mulheres são mais corajosas.

Ana salienta que iniciar um negócio não é fácil, mas sim desafiador, e aconselha: “Se está disposta a novos desafios, vá em frente.” Focada, estabelece metas em sua vida e sempre analisa o mercado em três ou cinco anos. “E estabeleço prazos para a realização”, completa.

Sobre conciliar vida profissional com a pessoal, Ana Lucia afirma que nunca teve problemas. Comenta que, na verdade, um bom empreendedor não tem descanso e está sempre de olho em novas ideias. “Apenas separo bem os momentos e guardo as ideias para usar no momento certo”, conta. A empresária acredita que ainda vivemos em um cenário machista. “Mas não vejo como dificuldade e sim mais um desafio”. Diz que já testemunhou o preconceito contra a mulher.

Feliz e realizada com suas escolhas, Ana Lucia lembra que fazer o que gosta traz grande satisfação e, assim, fala de seu processo criativo. “Gosto sempre de analisar todas as situações, todos os ambientes. Quando eu ainda era professora, gostava de ver os conteúdos a serem ministrados com bastante antecedência; assim conseguia ter muitas ideias para torná-los criativo e prazeroso para os alunos”.

O Dia Internacional da Mulher para você representa… um marco, importante para todas nós, pois podemos unir várias mulheres em uma só, desempenhando várias funções: mãe, esposa, empresária.