A escolha do varal ideal

Por Cris Marques
Fotos: Marcelo Santos, banco de imagens e divulgação

Ao contrário do que muita gente pensa, varal não é tudo igual. Com diferentes modelos, a peça pode otimizar espaço, agilizar o processo de secagem e até restaurar a funcionalidade de uma área de serviço ou lavanderia mal planejada, sem incidência direta de Sol ou com pouca ventilação. Para isso, basta saber em qual peça apostar e, principalmente, instalar o produto na posição certa, que deve ser perpendicular à janela e não paralelo a ela, garantindo assim que o vento passe por todas as varetas, secando a roupa por igual.
Patricia Reis, gerente da Pluma Varais, explica que existem diversas opções e a escolha ideal vai depender do tamanho do espaço que a pessoa tem disponível e da sua necessidade. “Roupa pra lavar sempre tem; por isso é preciso planejar bem como será o varal; principalmente em um apartamento que, normalmente, tem área reduzida. E mesmo para quem mora em casa, optar por um bom produto permite que os fios não fiquem expostos quando não estão sendo usados, não atrapalhando uma festinha ou reunião”.

Há 15 anos em Guarulhos, a loja de fábrica é pioneira no mercado da cidade, com uma diversidade de mais de 30 modelos de varais e outras peças para a casa, como rodos, quadros, tábuas de passar, lixeiras, itens para cozinha e banheiro e caixas e cestas organizadoras de diversos tamanhos.

Apostando em um bom varal

Para a profissional, é importante ficar atento ao material. “Escolha sempre uma peça de alumínio, que não enferruja, com um tubo bem reforçado, para não ter problema de envergar, e pintura eletrostática, a mesma utilizada em automóveis, que, diferente da epóxi, não sai e não corre o risco de manchar as roupas ou, no caso de um varal de chão, até mesmo o piso”. À frente de uma loja que fabrica, vende e também instala, ela ainda deixa o alerta sobre a escolha de um produto com garantia e uma equipe especializada para a instalação, o que, segundo ela, será primordial para o bom funcionamento e durabilidade do varal.

Confira alguns dos modelos mais procurados e escolha o seu:

  • De teto tradicional
    Com vários tamanhos ou fabricação sob medida, é um dos mais conhecidos. Por ficar suspenso, é ideal para apartamentos e lavanderias pequenas. Também existe uma opção que vem com uma tela acima do varal, espaço que pode acomodar, de forma delicada, roupas que não podem ser penduradas.
    Encheu de roupa e ficou pesado? Patricia Reis afirma que já existem soluções interessantes para redução do peso ou até sua eliminação total. São eles a manivela, que gira de um lado para descer e do outro para subir; a troca das roldanas por um rolamento, o que reduz até 40% do peso total; e um motor elétrico, que sobe e desce até 30 quilos, sem esforço algum.
  • De teto individual
    Com os mesmos benefícios do anterior, seu maior diferencial é que suas varetas são individuais. Assim, é possível descer vareta por vareta, o que permite manter abaixada apenas aquela na qual você vai pendurar algo e ficar embaixo do objeto neste momento, sem que a peça toda fique em cima da cabeça.
  • De chão
    Com abas ou sem, mais alto, retrátil, sanfonado ou de rodinhas, são dobráveis e móveis, o que ajuda muito a ganhar espaço. Ideal para
    os dias mais frios ou quando é necessário lavar mais roupas do que o habitual, dá para colocá-lo na varanda do apartamento, por exemplo, ou até movimentá-lo pela casa, em busca da luz do Sol.
  • De parede ou muro
    Com mais de 30 medidas diferentes, existem opções fixas e também as dobráveis, que ficam mais compactas quando não estão em uso. Ainda dá para escolher entre cordas fixas ou móveis.
  • Sanfonado
    Como o próprio nome diz, seu formato de sanfona permite esticá-lo durante o uso e guardá-lo rente à base depois.
  • Retrátil
    Ideal para casas com quintal, sua base fica nas duas extremidades da parede e sua corda pode ser recolhida, não atrapalhando a passagem pela área.
  • Giratório móvel
    Em formato de guarda-chuva, ele é ideal para quem tem grandes espaços. Com 38 metros de corda, acomoda a roupa de até 9 máquinas cheias e gira conforme o vento bate, agilizando a secagem. Além dos pés móveis, também possui uma base fixa, que pode ser chumbada no chão, evitando o risco de queda.

Acessórios

Na Pluma Varais, também é possível encontrar outros produtos que podem ajudar na hora da secagem, como o varal cabideiro, para pendurar camisas, camisetas ou blusas; o seca-tênis, que não deforma o calçado, e os mais tradicionais com vários pregadores, para as peças íntimas e meias.

Pluma Varais
Avenida Paulo Faccini, 357, Centro
2409-4836
97101-4023
www.plumavarais.com.br