A força do Conselho da Mulher Empreendedora

Unir mulheres empresárias e profissionais liberais, promover o fortalecimento da mulher empresária e empreendedora, incentivar a participação da mulher em atividades empresariais e promover a capacitação e o aperfeiçoamento por meio de cursos e palestras. Esses são os principais objetivos do Conselho da Mulher Empreendedora (CME), um grupo apartidário e sem fins lucrativos, que faz parte da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Guarulhos.

Fundado em 13 de março de 2007, o CME surgiu a partir de uma ação de mais de 20 mulheres, por meio do lançamento de um guia de compras em 2006, que formava uma rede de descontos entre as empresas participantes. Hoje, realiza ações empresariais e de promoção social em conjunto com outros CMEs e parceiros.

Quem participa do CME tem a oportunidade de dar visibilidade à sua empresa, participar de cursos, palestras e congressos muitas vezes patrocinados pelo CME e estar diretamente engajada nas ações e eventos empresariais realizados pela ACE, além de usufruir das vantagens de todos os produtos oferecidos pela entidade. Engajado, o grupo costuma participar de palestras, fóruns e congressos estaduais, nacionais e internacionais. Também tem representação junto à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e CMEs de todo o Estado. As reuniões acontecem mensalmente, normalmente na sede da ACE Guarulhos.

Tendo como diretora superintendente a empresária Aurea Caccia, o CME é pautado por um Regimento Interno, elaborado à luz do Estatuto da ACE, que contém as normas que as integrantes devem seguir. O Conselho ainda promove eventos de incentivo, homenagem, conscientização e prevenção em datas relacionadas, como é o caso do Mês da Mulher, Outubro Rosa e Novembro Azul. Conta ainda com parceiros como a Prefeitura Municipal, o Sebrae, ente outros.

Durante o ano, o grupo também organiza eventos que já são bem conhecidos entre o público, como o Café de Negócios, a Feijoada Solidária, o Fórum da Mulher Empreendedora e Happy Hour de Negócios. O Café de Negócios acontece, normalmente, quatro vezes ao ano e tem por objetivo capacitar as associadas ou não, por meio de palestra e promover o networking. A Feijoada Solidária é um evento empresarial e de promoção social, realizado em agosto em homenagem ao Dia dos Pais. Parte da renda desse evento é destinada a uma entidade beneficente da nossa cidade. Este ano, a 11ª edição será realizada no final de agosto e parte da renda beneficiará a entidade filantrópica Agape. O Fórum da Mulher Empreendedora discute temas atuais, que envolve a mulher empreendedora no mundo empresarial, por meio de palestras e cases de sucesso; acontece todo mês de outubro. Já o Happy Hour é realizado, muitas vezes, em condomínios, nos quais se concentra um grande número de empresárias.

Podem participar do Conselho qualquer mulher que administre ou represente uma empresa, profissionais liberais ou com perfil empreendedor. As interessadas devem entrar em contato por meio do telefone 2137-9333. Mais informações no site aceguarulhos.com.br/cme, facebook.com/cmeguarulhos.

O Dia Internacional da Mulher para o CME significa… uma homenagem a todas as mulheres pela conquista de espaço na sociedade e no mundo empresarial e empreendedor; pela sensibilidade, força, garra e determinação que lhes são peculiares.