Neste domingo, 7, as pessoas irão às urnas para eleger seus representes para a Câmara Federal, Assembleia Legislativa, Senado, Governo e Presidência, os quais estarão em seus cargos a partir de 2019 e decidiram os passos do Brasil pelos próximos quatro anos.

Embora essas sejam eleições muito discutidas, talvez o mais acalorado debate político dos últimos anos, a maior parte das pessoas tem sérias dúvidas sobre os papéis desempenhados sobre cada um dos cargos em questão neste pleito.

O que vamos tratar aqui é de um aspecto muito importante para se levar em conta ao escolher seus candidatos a deputado federal ou estadual. Para esses cargos é desejável que se escolha representantes da sua cidade pelo simples motivo de que fica mais fácil cobrar quem está por perto e quem você conhece, ainda mais porque cada deputado tem o poder de trazer benefícios diretos para a sua região.

É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre emendas parlamentares, que permite ao deputado destinar um pequeno orçamento que lhe conferido anualmente para projetos ou obras nos municípios. Em 2018, por exemplo, o Congresso Nacional aprovou R$ 14,8 milhões para cada edil da Casa e do Senado. A Assembleia Legislativa garantiu que cada um dos legisladores garantisse cerca de R$ 4 milhões para investimentos em suas bases eleitorais.

Tais benefícios podem ser direcionados para construção de escolas ou pavimentações de ruas. É possível também destinar para compras de equipamentos, como aparelhos para hospitais, ambulâncias, ou ainda contribuir com a manutenção ou reforma de próprios públicos. Entidades sociais também podem receber essas emendas. Essas podem melhorias ser decisivas para a população de uma cidade.

Representantes da cidade vivenciam ou conhecem a realidade da população do município de origem. Por isso, um fator muito importante é que os deputados colaborarem com a gestão do Executivo municipal, como com indicações de obras e melhorias, solicitar aporte financeiro para determinado projeto, entre outras alternativas, como é o caso do deputado estadual. Eles fazem o município ser lembrado no Congresso e na Assembleia Legislativa.

Guarulhos é uma cidade que tem capacidade de eleger quatro ou cinco deputados estaduais ou federais. Seu eleitorado é o terceiro maior do Estado e, portanto, atrai a muitos postulantes que desejam apenas obter expressiva votação, mas que durante o exercício, pouco se importa com a manutenção do seu mandato na cidade. Esses sequer voltam à cidade. Nem para agradecer.

Parlamentares são representantes de determinado segmento da sociedade ou região junto ao governo estadual e federal. Portanto, por isso da importância de se eleger membros da comunidade local.