A sua empresa te contrataria de novo?

A resposta para esta pergunta pode te ajudar a perceber como anda a sua carreira e quais são as perspectivas futuras dentro da organização na qual você trabalha hoje.

Muitas demissões e frustrações profissionais poderiam ser evitadas se os profissionais se fizessem estas perguntas periodicamente:

Será que o meu chefe está satisfeito com o meu trabalho?

Conhecendo o meu talento e os meus pontos fracos ele me contraria novamente?

A resposta quando é obtida com sinceridade pode ser muito dura para alguns, mas este pode ser o primeiro passo para a mudança: a consciência de que algo não está bom e precisa ser melhorado.

A queda no desempenho profissional pode ter inúmeros motivos que vão desde questões salariais à problemas de relacionamento ou até mesmo de saúde. O importante é que o profissional faça esta avaliação periódica a fim de perceber baixas no seu rendimento e na sua motivação e tomar medidas para solucionar possíveis problemas.

Um bom líder que sabe acompanhar e orientar os seus comandados também é muito útil neste processo, entretanto, não devemos depender apenas deste tipo de avaliação, até porque nem todo líder tem esta competência.

O profissional de sucesso sabe que é fundamental ter nas mãos as “rédeas” da própria carreira para poder orientá-la de acordo com seus projetos e suas competências.

Faça uma rápida reflexão: hoje você é mais ou menos entusiasmado com o seu trabalho? Tem procurado se atualizar e se desenvolver? Seus resultados são melhores do que há seis meses atrás? Se você tivesse uma empresa procuraria profissionais que apresentassem o mesmo desempenho que você apresenta hoje?

Procurar avaliar estas questões pode te ajudar a perceber se está sendo valorizado ou não na empresa atual e se você não está deixando a desejar quanto às expectativas que existem sobre o seu trabalho.

Somos responsáveis por nossas escolhas, portanto escolher permanecer ou mudar de empresa como escolher entre procurar desenvolver-se ou apenas ficar reclamando são opções que temos todos os dias. E os resultados também serão frutos disto.

Então? O seu chefe contrataria você novamente?

Sucesso!

11414576_10153396306431738_607248996_nLuciano Leite
Psicólogo, professor universitário e palestrante.
luciano.leite@bol.com.br