A visionária Carolina Thiemi Eto Tardem

Carolina Thiemi Eto Tardem é bacharel em Ciências Contábeis e está à frente da Tracon Condomínios e Contabilidade, junto com o marido, o advogado Dr. Ricardo Alexandre Tardem. É mãe da pequena Beatriz e da universitária Larissa. Sua primeira experiência profissional foi aos 15 anos na empresa Sakamoto, indo posteriormente para o Japão.
No retorno ao Brasil, Thiemi conheceu o marido e abriram um buffet e uma floricultura. No entanto, como ele sempre foi do segmento contábil e a empresa vinha crescendo, o casal resolveu encerrar as atividades relacionadas a eventos e focar na contabilidade. Hoje já são 12 anos na área.

Thiemi acredita que muitas mulheres estão buscando a independência financeira, ampliando seus conhecimentos, buscando novas perspectivas de vida e compartilhando a responsabilidade das despesas domésticas com o companheiro. Diz que não é fácil conciliar a vida profissional com a pessoal, já que a mulher precisa estar atenta ao que o mercado busca. “São atualizações, cursos, implementações, ou seja, várias obrigações que requerem energia e foco. Por outro lado, não menos importante, temos a família, os filhos e o marido. E tudo isso não seria possível sem as pessoas maravilhosas que estão ao meu lado: minha querida mãe Ilma Eto, minha filha Larissa Thieko e minha secretária do lar, Elisabeth (Beta). Meu marido me ajuda muito, me apoia em tudo que me proponho a fazer em casa ou no trabalho, e esse apoio facilita muito”. Ela relaxa de toda essa tensão, praticando seu hobby: as danças do ventre e cigana.

Dinâmica e honesta, tendo a ética como prioridade, a empresária aponta algumas recomendações para as mulheres que querem empreender: estudar o mercado em que quer ingressar, ser especialista, ter um capital de reserva para suportar as despesas do início e buscar informações com pessoas do ramo, já que a maioria das empresas encerra as atividades em menos de dois anos, por falta de conhecimento técnico e de capital.

Comenta que acompanha a era digital, buscando estratégias de marketing. Valoriza o meio ambiente, a reciclagem e o bem-estar dos funcionários. “Ano passado, no Dia do Contador, presenteamos a equipe, como forma de reconhecimento, com uma Quick Massagem, feita por uma fisioterapeuta. Recentemente, criamos um jardim em nossa área comum, para os funcionários e clientes terem um espaço de descanso e descontração ao ar livre.

Participamos também de projetos sociais em apoio ao esporte e entretenimento. Fico feliz quando nossas ideias são colocadas em prática e trazem bem-estar, lucro, reconhecimento e valorização para nossos clientes da contabilidade e condomínios que administramos”, completa.

O Dia Internacional da Mulher para você representa… “o reconhecimento e a valorização do empenho das mulheres no trabalho e no lar. Me faz lembrar e agradecer às mulheres que no século 19 lutaram e reivindicaram igualdade de direitos trabalhistas, políticos e sociais”.