A volta das jardineiras

Por Talita Ramos

Fotos banco de imagens

Um dos maiores sucessos da década de 1990, a jardineira  – ou macacão -, está de volta ao mundo da moda e promete ser a sensação do Verão. “Usada no início do século XX pelos operários e, mais tarde, na época das guerras mundiais pelas mulheres, a jardineira era uma peça de uso funcional. Depois, por volta das décadas de 1940 e 1950 tornou-se moda, sendo fabricada em jeans. Nos anos 1980 e 1990 voltou a ser muito usada, principalmente pelos jovens. Após esse período, caiu em desuso e era considerada até cafona. Mas, como as tendências vão e voltam, o que era cafona ressurge como uma das principais tendências da estação”, explica a consultora de moda Eliane Brechtbuhl, da E.Pia consultoria de estilo.

O retorno

Segundo a consultora, as jardineiras reapareceram nas passarelas internacionais de Balmain e Philip Lim, caindo no gosto das fashionistas. “Várias tendências da década de 1990 ressurgiram atualizadas e fazem sucesso hoje, dentre elas podemos destacar: os croppeds; camisa xadrez; tênis slip on e, por fim, as jardineiras”, conta Eliane.

Reinvenção

A jardineira da década de 1990 era um dos itens preferidos pelos adeptos da moda hippie e também grunge. “Nos tempos áureos do movimento musical, era comum ver os músicos e fãs com macacões jeans surrados, tênis e camisa xadrez. Atualmente a peça deve ser usada de maneira mais cool, com acessórios de peso, às vezes com salto e bolsas pequenas, dependendo da proposta. De lá pra cá, elas não mudaram muito. A grande diferença está principalmente nos tecidos variados, que permitem encontá-la com estampas, listras e até em couro, ao invés do habitual jeans apenas”, explica a consultora.

Tipos

Muita gente chama as jardineiras de macacão ou macaquinho, mas cada nomenclatura corresponde a um tipo de peça. “A jardineira original é uma calça costurada num busto quadrado e alças transpassadas. Podemos encontrar versões dela em saia ou short. O macacão é a peça inteira, às vezes ampla, sendo a parte de cima unida à parte de baixo, com calça comprida. A diferença para o macaquinho é que a parte de baixo geralmente é um short ou short saia”, conta Eliane.

Combinações

look-jardineira-1

Como as jardineiras são quase um look completo, não existem muitos segredos de combinações com a peça. “Para o dia a dia informal ou fim de semana, opte por uma camiseta por baixo e rasteirinhas, sapatilhas ou tênis. É possível caprichar nos acessórios como brincos ou pulseiras para ficar mais feminina. Para montar um look mais elaborado, use a peça com camisas ou cropped combinados a um blazer ou jaqueta. Invista nos acessórios e use uma sandália ou scarpin de salto alto, que ajudam a deixar a proposta mais elegante para a noite e a alongar a silhueta”, finaliza a consultora.