Abertas inscrições para 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) abre, no dia 22 de fevereiro, as inscrições para a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP 2016.

Escolas públicas (municipais, estaduais e federais) de todo o país com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio podem inscrever seus alunos no site da Olimpíada (www.obmep.org.br) entre os dias 22 de fevereiro e 1º de abril de 2016.

Atividade do IMPA, a OBMEP tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da Matemática. Em 2015, a Olimpíada teve a participação de 47.580 escolas (localizadas em 99,48% dos municípios brasileiros), que inscreveram 17.972.333 alunos na 1ª fase.

Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).


Fases e níveis

A OBMEP é realizada em duas fases. Na 1ª fase, provas compostas de 20 questões objetivas (múltipla escolha) são aplicadas nas próprias escolas inscritas.

Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental); 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e 3 (Ensino Médio) com base em gabaritos enviados pela coordenação da OBMEP e selecionar os alunos com melhor pontuação.

Os estudantes classificados para a 2ª fase fazem uma prova composta de seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e o raciocínio utilizado nas respostas. Nesta fase, que define as premiações, as provas são aplicadas em locais definidos pela coordenação da OBMEP e corrigidas por professores indicados pelo IMPA.

A prova da 1a fase da OBMEP 2016 será no dia 7 de junho, e da 2ª fase, no dia 10 de setembro. No dia 30 de novembro, os resultados serão divulgados no site da Olimpíada.

Prêmios

A 12ª edição da OBMEP premiará 6.500 alunos (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze), além de conceder cerca de 46.200 menções honrosas.

Aos medalhistas será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP), que será realizado em 2017. O aluno com participação regular no PIC tem direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI).

Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da Olimpíada, podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.

Site

No dia 22 de fevereiro, será colocado no ar o site da OBMEP 2016. Nele, alunos, pais de alunos e professores poderão encontrar materiais didáticos de alta qualidade como, por exemplo, bancos de questões e resolução, em vídeo, de provas de edições anteriores da Olimpíada.

No endereço eletrônico, também podem ser consultadas informações sobre os programas da OBMEP como o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), o Portal da Matemática, os Clubes de Matemática, o OBMEP na Escola e o Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI).