Abertura da Semana da Pessoa com Deficiência recebe 700 pessoas

A cerimônia de abertura contou com a entrega de certificados aos participantes do concurso “Desperte seu Olhar Inclusivo”, palestras, teatro com alunos bilíngues em libras e foi prestigiada pela secretária de Assuntos Difusos em exercício, Lígia Gonçalves de Lócco, pelo subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias, pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ellen Farias, por Rosa Maria Martins (presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDPD), por Everton dos Santos (presidente da Associação de Deficientes Visuais de Guarulhos – ADEVIG) e por Jéssica Daniele, que representou o Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas – DOEP.

Durante saudação aos presentes, Ligia de Lócco parabenizou a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão e observou que o evento era uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos. “Todo aprendizado deve ser levado adiante por onde cada um passar. Tudo que aprenderem aqui mudará a perspectiva sobre o assunto”, afirmou.

Já o subsecretário Toninho Messias sugeriu aos presentes que levem mensagens para o maior número de pessoas do quanto a inclusão é importante. “Temos que divulgar, pois somos multiplicadores. Somos todos iguais e o deficiente tem que estar onde ele quiser. A pessoa com deficiência tem direitos e deveres e não pode se acomodar ou baixar a cabeça”, ressaltou.

As atividades desta terça-feira incluíram a premiação “Desperte seu Olhar Inclusivo”, as palestras: “Tenho um Aluno Autista, e Agora?”, com Alexandra Oniki – CIAAG; “Libras – A Inclusão Social do Surdo”, com Regiane Fernandes (intérprete e instrutora de libras) e Danielly Nailany (psicóloga bilíngue e intérprete de libras) e apresentação Teatral com Alunos Bilíngues em Libras da Rede Municipal de Ensino, com tradução simultânea.

Programação

  • 24/08 – Adamastor Centro – Salão de Artes
  • 9h – Palestra “A Sexualidade do Adolescente com Deficiência Intelectual”, com Bruna Mazetto (Terapeuta Ocupacional – Clínica Comunicare)
  • 10h30 – Bate papo com Sérgio Brito e Valéria Biude, com mediação de Renata Ragazzo (Espaço Giz na Lousa)
  • 13h30 – Palestra “Bengala Verde”, com Sonny Polito (Grupo Retina SP)
  • 14h30 – Apresentação de Dança, com Vanessa Lanzarotto (SAI) e Anselmo (ADEVIG)