Por Tamiris Monteiro

Em parceria com a empresa Toca do Mergulhador, a Acqua Sport passou a oferecer aulas de mergulho nas piscinas da academia. Os alunos que concluem o curso saem com certificado e habilidade para mergulhar em águas abertas.

De acordo com o instrutor e proprietário da Toca do Mergulhador, Allan Piccinin, o público que procura pelas aulas é bastante diversificado, e o bacana é que a atividade atende pessoas de idades variadas. “Já formamos pessoas entre 10 a 70 anos e muitas famílias nos procuram, porque é uma modalidade inclusiva. O pai ou a mãe procura fazer para acompanhar os filhos. As aulas que ministramos dentro da Acqua, por exemplo, têm muitas mulheres e famílias inteiras”, explica.

Para fazer o curso de mergulho, a pessoa precisa ter o mínimo de conhecimento de natação, que Allan chama de “natação de sobrevivência”, ou seja, não é preciso ser um exímio nadador, mas é recomendado ter alguma noção de nado. A idade mínima para praticar o mergulho é de 10 anos, pois, segundo ele, “antes disso a criança ainda está com o pulmão em formação”. Pessoas com deficiência física também podem fazer.

As aulas são divididas em três etapas: teoria, piscina e mar. “O mergulho é considerado uma atividade de aventura segura; por isso inclui tantas pessoas. Ele segue padrões internacionais e protocolos de segurança e tudo se aprende durante as aulas teóricas.

Quando termina o curso, a pessoa pode mergulhar com sua dupla, sem o instrutor. A parte de teoria e piscina tem uma carga horária de 18 horas. A parte de mar inclui uma viagem. São duas aulas teóricas, composta de seis sessões. A parte de piscina é feita em duas tardes, com cinco mergulhos, cada um com exercícios diferentes. Depois disso, acontecem cinco mergulhos no mar, acompanhados do instrutor. Após esse ciclo, a pessoa torna-se apta a receber a certificação internacional de mergulhador Open Water, que permite mergulhar até 18 metros de profundidade”, pontua Allan.

As aulas acontecem em sábados e domingos, conforme agenda. O mergulho com cilindro exige uma quantidade considerável de equipamentos, mas na Acqua Sport o empréstimo dos equipamentos está incluído no valor do curso. “Importante dizer que todos os nossos equipamentos são novos e passam por uma rigorosa inspeção periodicamente”, finaliza Allan.