Ação do Bem alia cultura e serviços gratuitos

Já pensou em levar o filho para ouvir histórias, assistir a peça de teatro, fazer uma oficina de trabalhos manuais e ainda voltar para casa com emprego? Uau! Aí, sim! A Ação do Bem vai ter tudo isto e sem pagar nada! Iniciativa da Secretaria de Cultura com apoio da Secretaria de Educação, o evento acontece sábado, dia 4, das 10h às 17h, na EPG Pixinguinha, no Jardim das Olivas.

“A nossa intenção é levar um evento com foco cultural e serviços gratuitos aos lugares mais distantes da cidade. É nossa primeira ação, mas pretendemos fazer outras”, comenta Maria de Lima Leite, gerente de atividades culturais das bibliotecas públicas de Guarulhos.

A programação não vai deixar ninguém de fora; portanto, todos são bem-vindos: crianças, adultos e adolescentes. Especialmente para a criançada, a Ação do Bem vai ter contação de histórias, oficina de massinha, uma sala de brincadeiras com direito a pular corda e jogar peteca e, ainda, um cantinho da beleza todo especial: professores da própria escola e mães da comunidade vão fazer penteados diferentes e até tererê nas crianças.

Alunos da EPG Pixinguinha também vão apresentar uma adaptação da peça Chapeuzinho Vermelho, como parte do Projeto Protagonismo desenvolvido na escola para combater o bullying. “Outras apresentações também estão programadas como canto, poesia e dramatização”, expõe a diretora da EPG Pixinguinha, Adalgisa Sousa Costa.acao do bem_caros e raros_baixa

Para os adolescentes e jovens, a programação reserva, entre outras coisas, oficina de cartonagem, na qual caixas de leite vão se transformar, por exemplo, em porta-níquel; e também o espetáculo Caros e Raros Tradicionais, da Cia Geracirco, com muito malabarismo e números com palhaços.

Emprego

Os adultos vão poder fazer cadastro de currículo durante a Ação do Bem em um totem (máquina de auto-atendimento) da Futuro Empregos. Haverá, inclusive, um processo seletivo para o preenchimento de 200 vagas de emprego, para uma empresa de Guarulhos.  “Vamos fazer o recrutamento e seleção no local. As pessoas vão sair do evento com uma carta para participarem de treinamento na empresa”, diz a diretora da Futuro Empregos, Tatiane C. S. de Queiroz.

Também estão na programação da Ação do Bem um workshop de contação de histórias e duas palestras: Inserção e Reinserção no Mercado de Trabalho e Dificuldade e Distúrbios de Aprendizagem.

A Ação do Bem tem como parceiros o Cortes & Cortes, a Futuro Empregos, a Ecogames, o Reis Ludos – Educação e Ludicidade e a Didasko.