Alckmin exalta o ofício de médico em aula magna na Uninove Guarulhos

Geraldo Alckmin durante aula magna do curso de medicina da Uninove campus Guarulhos - Foto: Alexandre de Paulo

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ministrou aula magna para aproximadamente 300 alunos, entre calouros e graduandos do curso de medicina da Uninove, no campus Guarulhos, na manhã desta quinta-feira, 13. A aula também foi transmitida ao vivo pelo YouTube para centenas de estudantes e internautas. Médico anestesista e acupunturista, ele está retomando a carreira de professor universitário. Antes de ingressar na política, havia sido também professor de curso preparatório para vestibular de medicina. À tarde, ele falaria para futuros médicos no campus Vergueiro, na Capital.

Saudando dirigentes, docentes da universidade e representantes do poder público municipal, o professor se dirigiu aos alunos. “Tem gente do Brasil inteiro aqui. Guarulhos é uma das maiores cidades do país, a maior depois de São Paulo, é uma grande cidade da região metropolitana. Estou muito feliz de estar aqui com vocês para trazer uma palavra sobre saúde, começando pelo espetacular fenômeno que é o aumento da expectativa de vida, no mundo e no Brasil”.

Comparando as diversas profissões existentes, disse que todas elas são importantes, mas enfatizou que a medicina é fundamental para a vida. “O amor é uma necessidade biológica, a mais importante de todas as demais necessidades humanas”, complementou.

Dentre os temas compartilhados com os alunos, Alckmin enfatizou a importância da prevenção de doenças, dando grande relevância à atenção primária à saúde.

Assistiram à aula na primeira fila: o diretor adjunto do curso de medicina da Uninove; professora Flávia Barros, coordenadora do curso, Peterson Juan, secretário da Fazenda de Guarulhos; Ana Cristina, secretária da Saúde e os representantes dos alunos do campus Guarulhos, Márcio, presidente do Centro Acadêmico, e Leonardo, o Leo, da Atlética.

Desde o início da semana o ex-governador está ministrando aulas nos novos campi de medicina da Uninove: na segunda, 10, esteve em Bauru; na terça, 11, em Mauá; na quarta, 12, em São Bernardo do Campo, e nesta quinta, 13, em Guarulhos e São Paulo, respectivamente.

No fim de semana, participará de um congresso no Marrocos, retornando para o Brasil na segunda, 17, para encerrar o ano letivo de 2018 junto aos alunos de medicina do campus Osasco.

Objetivos

Segundo a instituição de ensino, a medicina Uninove busca “formar médicos que façam o habitual uso criterioso da comunicação junto aos seus pacientes, que, pelo conhecimento, raciocínio, capacidade de integração de dados, habilidade técnica, emoções, capacidade reflexiva, capacidade de se manter atualizado, desempenhem com maestria seu ofício em benefício da sociedade”.

O campus medicina Guarulhos fica na rua Harry Simonsen, 270 – no Macedo (Região Centro). Uma terceira turma foi autorizada pelo Ministério de Educação. O Click Guarulhos obteve de boa fonte informação de que a instituição alugou um novo prédio, na avenida Salgado Filho, para abrigar outras turmas de medicina.