O município possui 22 parques e diversas praças espalhados por seu território, conservando áreas verdes e oferecendo momentos de lazer para as pessoas, através da contemplação da paisagem e pelo contato com a natureza dentro do ambiente urbano. Vários desses locais estão equipados com Academias Populares, que têm o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população, e também possuem equipamentos para a recreação de crianças.

PARQUE VILA NOVA ARTIGAS

Localizado em um dos mais emblemáticos bairros de Guarulhos, o parque Vilanova Artigas, inaugurado em dezembro de 2014, possui área total de 52.590m2 e aproximadamente 3 mil árvores de diversas espécies, como o pau-brasil e as frutíferas pitanga e uvaia. As áreas entregues contam com iluminação, lago com paisagismo, academia popular infantil e da terceira idade, mesas com banquetas, bancos de madeira reutilizada, pequenas pracinhas de convívio e descanso, uma ampla pista de caminhada, mini quadra de areia, jardins com plantas ornamentais e área com gramados para brincadeiras e exercícios esportivos.

Rua Geraldo Alves Celestino, s/nº Parque Cecap. Aberto diariamente.

BOSQUE MAIA (RECANTO MUNICIPAL DA ÁRVORE)

Sendo um dos principais cartões-postais da cidade, o Bosque Maia oferece infraestrutura de lazer e cultura em toda sua extensão. Tombado como patrimônio público municipal, tem playground, Academia Popular, equipamentos para a prática de esportes, trilhas, áreas para observação de pássaros,

piquenique e eventos, além das pistas de corrida, skate, lagos e o teatro arena Gilmar Lopes, voltados a atividades para todas as idades. Fazem parte da estrutura do Bosque Maia também o Orquidário Público de Guarulhos e o Centro de Educação Ambiental Virgínia Ranalli.

Avenida Paulo Faccini, s/nº, Centro. Aberto todos os dias das 6h às 22h

PARQUE DA SAÚDE

Inaugurado em julho de 2012, a primeira etapa de implantação do parque tem 15 mil metros quadrados de lazer, com pistas de caminhada, parque infantil, equipamentos para alongamento e ginástica, quadra de areia, trilhas, bancos, mesas, praças para descanso, lago e muito mais. Os bancos e outros equipamentos foram feitos com madeira reciclada do próprio espaço.

Rua Íris, 305 – Gopoúva. Aberto todos os dias das 6h às 20h.

PARQUE JARDIM CITY/LAS VEGAS

Foi o primeiro parque a ter um Centro de Educação Ambiental em Guarulhos, que serviu de referência para a inauguração dos outros. Possui sala de leitura, salão de exposições e auditório para oficinas e cursos. Oferece campo de futebol, pista para caminhada, quadra poliesportiva, pista de skate, parque infantil e Academia Popular ao ar livre. Lagos e árvores integram a paisagem do local. Faz parte também do equipamento o Centro de Referência Indígena, onde são promovidos saraus, exposições, palestras, exibições de documentários, feiras de artesanatos, debates e oficinas. O objetivo é preservar as tradições e manifestações culturais das etnias e promover a integração dos povos indígenas.

AGENDA CEA CITY LAS VEGAS

O Centro de Educação Ambiental (CEA) City Las Vegas promove até o dia 4 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, a exposição monitorada Caminho dos Resíduos na Nossa Cidade. Que tem por objetivo despertar o olhar dos participantes para os impactos ambientais e sociais envolvidos no ciclo de materiais, com destaque para a destinação adequada dos resíduos na cidade de Guarulhos.

O CEA Jardim City/Las Vegas funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h

Rua Reinaldo César de Oliveira, 356, Jardim City. Telefone: (11) 2458-1666. Aberto diariamente.

PARQUE TRANSGUARULHENSE

O Parque Transguarulhense mudou a cara daquele pedacinho esquecido da Vila Rio. Houve recuperação da área degradada, com a implantação de novos jardins, pista para caminhada, iluminação, espaço para exposições, novo paisagismo e um palco para shows e eventos.

Av. Transguarulhense, s/nº, Parque Continental.

PARQUE ADRIANA

O equipamento possui quadras de areia, espaço para capoeira, parquinhos, mesas e bancos, equipamentos de ginástica, pista para caminhada e área de mata. Há ainda a previsão de ampliação do

Parque com a instalação de pista de skate, trilhas na mata e brinquedos.

R João Gomes, s/nº, Jardim Adriana

BALNEÁRIO ÁGUA AZUL

O equipamento conta com piscina recreativa, playground, Centro de Educação Ambiental (CEA) revitalizado e paisagismo. Ainda estão previstas miniquadras poliesportivas, Academia Popular, pista de caminhada e paisagismo do lago Água Azul, além de uma diversificada vegetação e áreas com mesas e bancos.

Avenida Guanabara, s/n°, Água Azul.

Telefone: (11) 2279-7722

LAGO VILA GALVÃO

Para quem procura um lugar aconchegante destinado ao lazer, o lago é uma ótima opção. Possui pedalinho, pista para caminhada e corrida, estádio de futebol, equipamento para ginástica, área de convivência com bancos e ampla oferta de alimentação no entorno. Próxima, está localizada a Academia

Guarulhense de Letras, que foi fundada no dia 8 de dezembro de 1978, mesmo dia de Nossa

Senhora da Conceição, padroeira da cidade, e do aniversário de Guarulhos. Seus acadêmicos publicaram mais de 140 títulos.

O pedalinho funciona de terça a domingo e feriados das 9h às 11h30 e das 13h às 16h – para crianças acompanhadas de um responsável.

Av. Francisco Conde, 723, Vila Rosália

Telefones: (11) 2475-9857/ 2475-9844

(Secretaria de Meio Ambiente)