Alimentação e sistema imunológico

O inverno chegou e em diversos lugares do Brasil é caracterizado por um clima frio e seco, sendo constantemente sinônimo de gripe, resfriado e crises alérgicas, doenças típicas dessa época do ano. Você sabia que essas doenças podem ser evitadas se o nosso sistema imunológico (imune), responsável por garantir a defesa do nosso corpo, estiver alto?

Essas doenças respiratórias estão associadas a uma alimentação inadequada e alguns hábitos que só prejudicam o nosso sistema de defesa.

Para um melhor funcionamento desse sistema é muito importante ter uma alimentação saudável, nutritiva e colorida, já que a nutrição desempenha papel preponderante para evitar a queda da imunidade e reforçar a proteção do nosso organismo.

Daí entra em cena as frutas, legumes e verduras, sobretudo aquelas ricas em vitaminas A, B, C, E , minerais e fibras, tão essências para o fortalecimento e manutenção das células de defesa.

 Existem vários alimentos essenciais para a saúde no inverno, os quais aumentam a nossa imunidade e ajudam a barrar os vírus e bactérias. Abaixo alguns exemplos:

Alho

Fonte de selênio e zinco, esses minerais tem função imunoprotetora, sendo um grande aliado na prevenção de gripes e resfriados, podendo ser utilizado para temperar sopas e purês.

Couve

Tanto a couve manteiga como a flor possuem fibras, ferro, vitamina A, C e cálcio. Atuam protegendo e fortalecendo o nosso organismo.

Frutas Cítricas

As frutas cítricas são fontes de vitamina C, um antioxidante que combate os radicais livres, sendo nutrientes importantes para regular e fortalecer o corpo, proporcionando mais energia e proteção ao organismo. Dentre elas há, por exemplo, o limão, a laranja, a carambola, a tangerina, a acerola, entre outras.

Iogurte

Alimento lácteo rico em probióticos, também conhecido como “bactérias boas” e benéficas para o intestino, é importante para o fortalecimento das células do sistema imune.

Salmão

Fonte de selênio e um antioxidante poderoso, o salmão também é fonte de ômega 3, conhecida como “gordura boa”. Ajuda na regulação de algumas das nossas células imunológicas e é um poderoso anti-inflamatório.

 Além da alimentação adequada, é muito importante o consumo regular de água. Por transpirarmos menos no inverno, sentimos uma necessidade menor de ingerir líquidos. Essa diminuição prejudica todo corpo, especialmente o sistema respiratório, que fica ressecado, sendo porta de entrada de vírus e bactérias, causadores de doenças.

Praticar atividades físicas, controlar o estresse e ter uma boa noite de sono também ajudam, e muito, a proteger o nosso sistema imunológico no inverno.

*Elielma Rosa é nutricionista e coach nutricional