Alimentos para melhorar seu desempenho na corrida

Pelotão de elite feminino na 94ª Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo - Foto: Rovena Rosa/ABr

Para que não haja nenhum comprometimento no desempenho e também para manter os níveis de energia nos treinos até o dia da corrida, a alimentação do corredor deve ser saudável e balanceada.

Nos treinos é muito importante o corredor saber o que deve ser ingerido, com todos os nutrientes básicos e na quantidade adequada para que as necessidades energéticas sejam supridas, permitindo a melhor recuperação no pós-treinos e um ótimo rendimento. Vale ressaltar a importância da hidratação constante.

Nos dias que antecedem a corrida o corredor deve consumir alimentos com fontes de carboidratos, de preferência os complexos, como pães integrais e batata doce. Esses carboidratos irão proporcionar um bom desempenho físico, além de dar energia.

Já no dia da competição a atenção na alimentação deve ser redobrada. Alimentos ricos em gorduras devem ser evitados. Por terem digestão mais lenta, podem atrapalhar a performance durante a prova. Além das gorduras, as fibras também não são boas opções, já que demoram a serem digeridas, aceleram o trato intestinal e podem ocasionar desconforto gástrico. Lembrem-se que a hidratação é muito importante e deve começar já no dia que antecede a corrida.

Seguem abaixo alguns alimentos que podem ser utilizados pelos corredores para proporcionar um melhor desempenho.

  • Banana

Por ser de fácil digestão, a banana pode ser consumida no pré e no pós treino. Além de conter carboidrato na medida correta e potássio, essa fruta também contém magnésio, cálcio, fósforos e fibras;

  • Iogurte

Fonte de proteína, potássio, cálcio e probioticos,  pode ser consumido com frutas secas após o treino. Melhora a saúde intestinal e o sistema imunológico.

  • Cereais Integrais

Fontes de carboidratos, proporciona energia, melhorando o rendimento, além de conter minerais importantes para um bom desempenho físico, como o magnésio e ferro. Arroz integral, aveias, quinoas, entre outros, podem ser consumidos antes da atividade física.

  • Cenoura

A cenoura tem poucas calorias e é rica em fibras, que aumentam a saciedade; contém vitamina A, que ajuda a manter o sistema imunológico fottalecido. Pode ser consumida como mini cenouras, crua, raladas em saladas ou em sanduiches naturais.

  • Suco de uva integral

Suco rico em carboidrato, de rápida absorção, favorece um ótimo desempenho no exercício. Possui antioxidantes e ajuda na hidratação durantes os treinos e após corridas longas.

*Elielma Rosa é nutricionista e coach nutricional