Aluna da Fatec Guarulhos faz pesquisa online sobre a Linha 13-Jade da CPTM

Trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - Foto: Edson Lopes Jr/A2 FOTOGRAFIA

Beatriz Rodrigues Lopes, 24 anos, estudante de Logística da Fatec Guarulhos (Cecap), elabora uma pesquisa online com usuários da linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a elaboração de trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre a eficiência desta linha de transporte sobre trilhos na cidade.
Interessados em contribuir com o estudo podem acessa-lo aqui.

Segundo Beatriz, a pesquisa é voltada para os habitantes de Guarulhos, e tem o objetivo de avaliar a utilização da Linha 13-Jade. “Meu TCC faz uma comparação entre as rotas de acesso às estações da CPTM pela Linha 13-Jade com as linhas de ônibus que vão para São Paulo. Analiso se há necessidade de uma reformulação nas linhas, facilitando o acesso às estações de trem”, explica.

Beatriz estuda na Fatec Guarulhos – Cecap – e está no 6° semestre. Mora no Jardim São Paulo e estudou na E.E. Silvério Bertoni até a 1ª serie, depois concluiu os estudos em Santos-SP; faz 5 anos que voltou para Guarulhos.

O que a motivou a escolher este tema para o TCC foi a carência de alternativas de transporte sobre trilhos e também a desinformação da população sobre a Linha 13-Jade. “Escuto falar do transporte de trem em Guarulhos desde de criança. Agora que foi feita a primeira ligação por este meio entre as cidades de Guarulhos e São Paulo, muitos conhecidos falavam que não a usavam porque o trem não chegava a lugar nenhum e que não sabiam como chegar nas estações”, finaliza.

O objetivo principal do trabalho de Beatriz é informar como se chega às estações de Guarulhos e qual o meio mais eficiente de utiliza-las para ir e vir de São Paulo, além de propor alternativas, quando necessárias, aos transporte de ônibus.