Anhanguera promove guerra de robôs em novembro

A Anhanguera de Guarulhos vai sediar mais uma competição robótica entre os dias 5 e 13 de novembro. o evento seguirá os mesmos padrões e regras internacionais da Robot Fighting League “Standard Ruleset”, competição norte americana que é referência mundial.

A 16ª edição da Guerra de Robôs terá como tema “DestroyBots, o mundo sombrio das máquinas” e ainda contará com combates eletrizantes de mais de 180 máquinas preparadas para destruir seus oponentes em quatro categorias: Robô de Combate com Fio até 9 kg; Robô de Combate sem Fio até 12 kg; Robô Grua Móvel com Fio até 12 kg; e Robô de Combate Destroyer Featherweight, inspirado na famosa competição norte americana BattleBots.

Nessa última categoria, 100 robôs controlados sem fio (wireless), com dimensões de até 50cm x 60cm x 50cm e peso de até 13,6 quilos, utilizarão armas como lança chamas, serra elétrica, rolo compressor, disco de corte, lâminas giratórias, dentre outros dispositivos para disputar cada combate com força, estratégia e agilidade em uma arena retangular e de superfície lisa com 2,8 metros de comprimento.

- PUBLICIDADE -


Outra categoria que agita o evento é o Robô de Combate com fio. (dimensões de 40cm x 40cm x 40cm e peso de até 9 quilos). As máquinas utilizarão armas de baixo poder de destruição (sistemas de alavancas com controles pneumáticos ou eletropneumáticos) para derrotar o adversário. Já na categoria Robô Combate sem Fio, as máquinas, com dimensão de até 45cm x 45cm x 45cm e peso de até 12 quilos, usarão armas de baixo poder de destruição (sistemas de alavancas com controle por motores elétricos) para tirar o oponente da arena.

“Todas essas atrações serão transmitidas ao vivo via streaming na página http://www.facebook.com/destroybots/, com seis câmeras exclusivas”, avisa o coordenador dos cursos de Engenharia da Anhanguera de Guarulhos, professor Wagner Marques Rossini.

Concrebol e Ponte Macarrão

Além das disputas de robôs, nesse ano haverá também as novas categorias Concrebol – Bola de Concreto e Ponte de Macarrão, destinada aos alunos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Química,

O projeto Bola de Concreto consiste em arremessar uma bola de concreto de aproximadamente 240 mm de diâmetro dentro de um gol. “A proposta do projeto demanda conhecimento e técnica para a construção de uma bola de concreto. A competição faz a bola rolar sobre um equipamento dotado de um contrapeso, que arremete a bola, fornecendo-lhe o impacto necessário para que atinja a outra extremidade, onde está posto um gol. Caso acerte o gol – para isso, precisará rolar em trajetória retilínea – a próxima etapa é submeter a bola a um aparelho de compressão, para medir sua resistência”, explica Rossini.

Já o projeto Ponte de Macarrão desafia os alunos a aplicar conhecimentos básicos da disciplina Resistência dos Materiais e disciplinas afins, para resolver problemas de estruturas: o projeto, a construção e o ensaio destrutivo de uma ponte treliçada de macarrão tipo espaguete e colas epóxi e quente. A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 1m, com peso não superior a 750g. A construção da ponte deverá ser precedida da análise de algumas opções de tipos de pontes e do projeto detalhado do tipo de ponte escolhida, com estimativa de carga de colapso.

Cosplay

Personagens famosos também fazem parte da atração, interpretados pelo professor Rossini. O docente já se caracterizou de Batman, Homem Aranha, Robô Bumblebee, personagem carismático do filme Transformes, Darth Vader, principal vilão da série Star Wars, Superman e Jason. Para esta edição, o personagem ainda é suspense. “Todos os anos os alunos esperam ansiosos para ver no que irei me transformar, o que instiga ainda mais a curiosidade e o interesse pelo evento”, conta.

A 16ª Guerra de Robôs da Anhanguera de Guarulhos é gratuita e aberta ao público. Interessados em assistir as competições podem comparecer ao campus I da instituição, localizado na Rua do Rosário, 300, no Centro.

As regras

Uma arena retangular receberá mais de 170 robôs, preparados para entrar em choque contra o adversário. Na fase classificatória vencerá quem tirar o outro do tatame no tempo de um minuto e, em caso de empate, vencerá o de menor peso. Quando houver vitória a equipe ganhará três pontos, e em caso de empate será atribuído um ponto para cada equipe. Na fase eliminatória (oitavas de finais, quartas de finais e semifinais), as disputas serão realizadas em menos de três rounds. Se ocorrer parada dos dois robôs no tatame, será disparado um tempo de 30 segundos. Ao término, vence o de menor peso.

Na final, a disputa será realizada em menos de cinco rounds. Se ocorrer parada dos dois robôs no tatame será disparado um tempo de 30 segundos, ao término, vence o de menor peso. Se o combate for finalizado com os dois robôs no tatame, vence o de menor peso. Se robô estiver fora dos padrões, de acordo com o regulamento, será desclassificado por W.O.

Além da construção das máquinas, os estudantes são avaliados pelos docentes por meio de apresentação prévia, com detalhamento de métodos e materiais utilizados; protótipo do robô, contendo chassi, motores, dispositivos e mecanismos de combate e itens de segurança; apresentação do robô, para averiguação de medidas, mobilidade, força, peso e comunicação; relatório completo do projeto com o desenvolvimento do projeto mecânico e eletroeletrônico, resultados, conclusão, referências bibliográficas e artigo técnico.

AGENDA

Anhanguera de Guarulhos | 16ª Guerra de Robôs
Datas: De 5 a 13 de novembro
Horário: Das 19h às 23h
Data: 7 de novembro
Horário: Das 8h às 10h50
Local: Anhanguera de Guarulhos
Rua do Rosário, 300 – Centro

- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

25,241FãsCurtir
56SeguidoresSeguir
134SeguidoresSeguir
478SeguidoresSeguir
269InscritosInscrever

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

MAIS VISITADAS DA SEMANA

Caco Barcellos é um dos nomes confirmados da Bienal do Livro de Guarulhos

Âncora do programa Profissão Repórter, da Rede Globo, que fará palestra no dia 9.

Incêndio em galpão do Aeroporto de Guarulhos pode ter sido ação criminosa

O imóvel atingido hoje foi erguido em outro local, ao lado, e, a exemplo do primeiro, também ficou totalmente destruído.

Auto-escola evolução agora em novo endereço

Douglas afirma que um diferencial importante da Evolução é que os proprietários acompanham pessoalmente o aprendizado do aluno.

Empresas de parlamentares não podem contratar com poder público

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina pode render muita discussão Brasil afora, se não vier a ser derrubada em...

Vacinação contra a febre amarela chega nas estações da CPTM

A febre amarela é uma doença infecciosa, transmitida através da picada de mosquitos contaminados com o vírus.