Ano Novo Chinês 2019 terá grande festa na Liberdade

Efeméride correspondente ao ano de 4717 do calendário chinês, que teve início no dia 5 de fevereiro - Foto: Divulgação

A comemoração do Ano Novo Chinês 2019, organizado pela Associação de Amizade Brasil-China (AABC), em parceira com a Prefeitura de São Paulo, será realizado nos dias 9 e 10 de Fevereiro, neste sábado e domingo, na Praça da Liberdade, tradicional reduto da comunidade oriental no Centro em São Paulo.

O Festival da Primavera, como também é conhecido, terá uma programação especial, repleta de atrações culturais, como as danças do Dragão e do Leão, artes marciais, massagem, acupuntura, caligrafia e apresentações musicais. As tradicionais barracas de artesanato e comidas típicas também marcarão presença na festa.

O Ano Novo Chinês é comemorado segundo o calendário lunar, e que corresponderá ao ano 4717. Este período é um dos mais importantes para a sociedade chinesa, pois eles fazem uma pausa no trabalho para festejar a data com a família. Os primeiros registros sobre a comemoração do Ano Novo Chinês têm aproximadamente 2000 anos. Essa tradição foi sendo moldada pro meio de lendas, histórias e hábitos. O rito de passagem de ano tem início semanas antes, quando os chineses costumam limpar seus lares para afastar os maus espíritos. Tradicionalmente, no primeiro dia do ano, as pessoas dedicam-se a visitar parentes e amigos.

De acordo com o zodíaco chinês 2019 será o Ano do Porco, um ano regido pela abundância e pela felicidade, que promoverá mudanças significativas para todos. Este ano trará muitos pontos positivos em relação a família, abundância, prosperidade, conforto e realização.

A Associação de Amizade Brasil-China (AABC) é uma entidade sem fins lucrativos, cujo propósito é difundir e promover a integração cultural entre os dois países. “Esse é um grande evento de amizade. Nosso intuito é fortalecer o intercâmbio cultural entre os cidadãos brasileiros e chineses com atividades coletivas de integração e muita comemoração”, disse Heida Li, presidente-executiva da AABC.

Programação 

O Ano Novo Chinês 2019 na Liberdade seguirá os padrões de comemoração na China,
Segundo o website do Ano Novo Chinês. A programação é divida em duas partes: passeio ciclístico” e atividades culturais.

O Passeio ciclístico terá concentração e distribuição de camisetas às 7h30, com largada às 8h30 e previsão de retorno às 10h30. Já as atividades culturais acontecem das 11h às 19h, com dança do dragão e do leão; barracas com comidas e bebidas típicas; apresentações musicais; lutas marciais; massagem; acupuntura; artesanato e caligrafia.

*Com informações do portal China Vistos