Aproveite os dias de frio e vá viajar

O frio já deu as caras e dá para começar a se planejar para curtir as baixas temperaturas, viajando para cidades próximas. A programação é bem democrática, tem opções para todos os gostos: para quem deseja aproveitar um fim de semana romântico; para os aventureiros, pois há cidades que oferecem turismo com pacotes que incluem trilhas e esportes radicais, como escaladas e rapel; e também para a turma que gosta de fazer um bate e volta e aproveitar a gastronomia local e passeios mais básicos. A seguir você confere algumas opções.

Gonçalves
A cerca de 190 quilômetros de Guarulhos, a cidade fica em Minas Gerais e é um local recomendado para quem busca um clima de montanha. Gonçalves tem muitas opções de pousadas e chalés, com alternativas mais em conta que em seus vizinhos Monte Verde e Campos do Jordão.

Mairiporã
A cidade é vizinha a Guarulhos, mas reserva surpresas que farão o guarulhense esquecer rapidamente a correria do cotidiano. Muito frequentada pelas belezas naturais que reúne, pela represa Paulo de Paiva Castro e várias outras atrações, Mairiporã também merece estar no roteiro de férias das famílias. Por lá os turistas podem apreciar a vista do Pico do Olho D’Água, fazer trilhas pela Serra da Cantareira e também se hospedar em charmosas hotéis, pousadas e chalés, como o Hotel Refúgio Cheiro de Mato, Vista Serrana e Pousada 4 Luas.

Monte Verde
Ao Sul de Minas Gerais, Monte Verde é um distrito da cidade de Camanducaia e está localizada a 1.500 metros de altitude. Cercada por montanhas, atrai turistas pela paisagem exuberante e elegância da cidade com “ares europeus”. O distrito, apesar de bastante movimentado durante o Inverno, costuma oferecer preços mais baratos em pousadas, hotéis e restaurantes, que os de Campos do Jordão, por exemplo.
Um dos passeios mais bacanas para fazer por lá é o voo panorâmico na região da Serra da Mantiqueira. Entre outras atrações, está o comércio local, dominado por lojas de chocolates, licores, vinhos, geleias e doces, a maioria de produção caseira.

São Bento do Sapucaí
A cidade é uma opção de bate e volta, mas também abriga pousada com preços acessíveis. Apesar de ficar bem próximo de Campos do Jordão, o município está longe do badalo e ostentação do vizinho. Quem escolhe o destino tem a chance de ter um intenso contato com a natureza, isso porque uma das paradas obrigatórias da cidade é o Complexo do Baú, um conjunto de três pedras gigantescas (Pedra do Bauzinho, Pedra do Baú e Pedra da Ana Chata), vistas de qualquer parte da cidade. Chegar ao cume da Pedra do Baú é um dos passeios mais procurados pelos visitantes e o trajeto pode ser feito pela estrada do Paiol ou por meio de trilhas que passam por dentro da mata da Serra da Mantiqueira. Na cidade, vale visitar a Capela Santa Cruz.

São Francisco Xavier
A cerca de 120 quilômetros de Guarulhos, o distrito de São Francisco Xavier encanta pela natureza e conglomerado de pousadas charmosas, que também oferecem atividades relaxantes, como, por exemplo, yoga, massagens e meditação. Muito próximo de São José dos Campos e cheio de trilhas e piscinas naturais, o lugar é uma boa opção para casais e famílias que buscam sossego e conforto. Quem for visitar a vila pode apreciar belas cachoeiras como a Gruta, Santa Bárbara, do Degrau Furado, do Campo, da Escada e outras. Os aventureiros ainda podem fazer tirolesas e rapel.

Serra Negra
A cerca de 150 quilômetros de Guarulhos, a Estância Hidromineral de Serra Negra integra o Circuito das Águas Paulista e tem uma rede hoteleira bem estruturada e um rico comércio de malhas e artigos de couro. Pacata e acolhedora, a cidade é bem cuidada e possui atrativos como os mirantes, que permitem que os turistas vislumbrem a bela paisagem montanhosa da divisa entre São Paulo e o Sul de Minas Gerais. Percorrer a rota de queijos e vinhos e conhecer as fontes de águas medicinais são outras opções de lazer. Também vale como sugestão fazer um tour pela região central, para umas comprinhas e aproveitar a gastronomia local, que engloba bares, cafés e restaurantes.

São Roque
Localizada a cerca de 60 km de São Paulo, São Roque não se resume à famosa pista de ski. Quem viaja ao munícipio, ainda no caminho, pode visualizar diversas plantações de uva, que faz parte da origem da cidade, cuja história é intimamente ligada à vinicultura. Para os amantes de vinho, um bom passeio é o “Roteiro do Vinho”, que leva os viajantes a grandes vinícolas da região. Inclusive, em muitos dos locais visitados é possível degustar vinhos e sucos, além de queijos, doces e outras delícias. Em alguns estabelecimentos ainda é possível conhecer o processo de produção, desde sua fabricação até o engarrafamento.

Socorro
Eis um a opção para os aventureiros. Conhecida como Cidade Aventura é um dos melhores destinos para quem gosta de praticar esportes radicais. Além disso, vale um passeio pelo Centro para a compra de roupas de Inverno. No primeiro final de semana de julho é o melhor período para quem busca variedades e ofertas. Socorro também abriga muitos hotéis-fazenda, pousadas e chalés. O Parque dos Sonhos, na divisa com Bueno Brandão (MG), tem várias tirolesas e acessibilidade para quem tem necessidades especiais.