Área de despejo de entulho vira jardim no Santa Cecília. Porém…

Paisagismo e mesas

Uma área no Jardim Santa Cecília, no final da rua Barbosa Ferraz, havia se transformado em constante local de despejo de entulho e todo tipo de lixo, como diversas vezes noticiado pelo Click Guarulhos. A foto é de abril/2018.

A Prefeitura e a Proguaru limpavam o terreno e até no mesmo dia havia quem voltasse a depositar detritos ali.

Há alguns meses, a fiscalização flagrou um caminhão despejando entulho lá e o proprietário acabou fazendo um ajuste de conduta, que consistiu em promover a completa limpeza da área.

A Secretaria de Serviços Públicos, sob o comando do ex-vereador Americano, costurou o acordo e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), cujo secretário é o também ex-vereador Abdo Mazloum, providenciou o ajardinamento do local, bem como a colocação de um parque infantil, em uma completa remodelação da área. Veja como ficou melhor:

 

A consequência desagradável, entretanto, é que os malfeitores que colocavam detritos ali agora os espalham em outros pontos do bairro, como mostram as fotografias.

 

Há alguns dias, a Sema recebeu em doação, decorrente de um Termo de Ajustamento de Conduta, diversas viaturas para serem utilizadas em fiscalização. Espera-se que sejam efetivamente colocadas nessa tarefa e que mais infratores sejam pegos em flagrante, para desestimular essa atividade ilegal que tanto mal causa à cidade.

A população também precisa colaborar: se o volume de entulho a ser descartado não é suficiente para contratar uma caçamba legalizada, que o material seja colocado em sacos e levado a um Ponto de Entrega Voluntária. Há muitos pela cidade e certamente um na região onde a pessoa reside. Jamais contratar terceiros com carrinhos para descartar entulho, pois em geral essas pessoas despejam o material em terrenos baldios e até nas laterais das ruas.

Melhor conservação e campanha de conscientização

A Secretaria do Meio Ambiente também já precisa fazer manutenção na área. Há uma árvore caída e o mato cresceu bastante. Um pé de tomate luta para sobreviver no meio do mato.

Outra atitude que deveria ser tomada pela Sema é a de promover um plantio de árvores nas imediações do conjunto de apartamentos populares do Jardim Santa Cecília, envolvendo as crianças e jovens, para que se conscientizem da importância de preservar o meio ambiente e ajudar a zelar também pelos terrenos vazios das imediações, pois tudo isso influencia na qualidade de vida das famílias dali.

Valdir Carleto