Com mais de 300 empresários inscritos, a segunda edição do Inova Guarulhos, evento que aconteceu durante toda a última terça-feira, 28/06, teve muita troca de conhecimento nas seis arenas temáticas desenvolvidas com o objetivo de qualificar os empreendedores da cidade com ideias inovadoras a serem implantadas em seus negócios. O encontro aconteceu no Centro de Educação Adamastor, no Macedo.

“Foi um evento diferente dos convencionais. Houve muita troca de experiências práticas entre os curadores das arenas e os empreendedores participantes. Muita coisa que já acontece no dia a dia foi contraposta com iniciativas inovadoras a serem implantadas em curto espaço de tempo para gerar resultados”, comemorou o superintendente da ACE-Guarulhos, Maurici Dias Gomes, que atuou na Arena Vendas ao lado do diretor regional do BNI, Fábio Torres.

O evento foi aberto pelo prefeito Sebastião Almeida, que lembrou sobre importância do conhecimento para os empresários enfrentarem o momento de crise. “Só com conhecimento de técnicas inovadoras é que se pode superar os obstáculos”, afirmou. O diretor de Relações Industriais e Comerciais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Paes dos Reis, apresentou todas as entidades que organizaram e apoiaram o evento. “Sem a união de tantas entidades fortes o Inova não teria acontecido. Foi a soma de várias expertises que resultou nesta edição reformulada do Inova Guarulhos”, afirmou.

Na sequência da abertura, e antes das atividades nas arenas, Fábio Torres comandou uma dinâmica de networking entre os presentes. Os empreendedores foram divididos em vários grupos de até oito pessoas. Todos tiveram a chance de apresentar seus negócios e ouvir sobre os outros. “Networking não é venda. É trocar informações que podem ou não ser importantes para o processo da venda. É relacionamento”, explicou Torres.

Além da Arena Vendas, que explorou técnicas para que os empresários deixem de vender para “serem comprados” pelos clientes, as outras reuniões foram sobre outras áreas de negócios: Microempreendedor Individual, Modelo de Negócios, Kaizen, Consultoria e Digital.

Na Arena MEI, a curadoria foi do consultor do Sebrae Marcos Keler Kremer, que falou sobre o controle dos recursos financeiros. Na Arena Modelo de Negócios, Alessandro Paes dos Reis e o matemático Roberto Ueno falaram sobre a construção de modelos inovadores e focados em resultados.

O coordenador do Ciesp João Câncio foi o curador da Arena Kaizen, que falou sobre melhoria e crescimento com pouco investimento. A Arena Consultoria teve diversos mentores compartilhando experiências. Teve curadoria de Marcos Gomes Rabello, da Agende. E a Arena Digital tratou do tema “Convertendo negócios físicos em digitais” sob o comando do CEO da empresa Link dos Anjos, Anderson Fersil.

O empresário Bruno Nassori, CEO da IBX Corretora de Seguros, considerou relevante o evento para aquele que quer inovar em seus produtos e serviços com foco na satisfação do cliente. “A arena 360º, ministrada pelo Alessandro Paes em conjunto com o Roberto Ueno, serviu para fazer o empresário pensar fora da caixa com o propósito de ampliar seus horizontes”, disse.

Silvia Mariella, da Ascencio Sistemas, saiu satisfeita da Arena Kaizen. “Estamos em momento de crise. E a abordagem na Arena da qual participei foi a de trazer novos recursos para as empresas neste cenário difícil. Buscar ‘dinheiro novo’ através de metodologia que tem foco na inovação”, afirmou a empresária. “Temos que criar propostas de valor para nossos clientes”, concluiu.

O 2º Inova Guarulhos teve a organização de: ACE-Guarulhos, Agende, Guarulhos Empreendedor, OAB, Ciesp, BNI e Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ino9 Group, CWA TV, Sam’s Club, Agência Clima, Startup Weekend, Tok D’Chef e Sebrae apoiaram a iniciativa.