Arlequins encena “O Capital”, em São Paulo, neste domingo

O coletivo teatral Arlequins iniciou no dia 26/8 nova temporada da peça “O Capital”, com espetáculos todos os domingos, até 30/9.

O grupo iniciou a leitura da obra de Marx, todas editadas no Brasil pela editora Boitempo, após as jornadas de junho de 2013. E começou a encenar a versão em março do ano passado. Em novembro, a peça foi apresentada no Festival de Teatro Comunitário, no Rio, e recebeu um retorno bastante positivo, principalmente dos estudantes.

De acordo com Ana Maria Quintal, uma das autoras do texto e atriz da peça, o espetáculo, de uma hora e meia, é uma forma mais lúdica e cômica de conhecer a obra de Marx, cujo nascimento completou 200 anos em 5 de maio. Ela iniciou a carreira nos palcos de Guarulhos, com o Arlequins, há 40 anos.

“O intuito é desconstruir a ideia de que é uma obra socialista. É, na verdade, uma crítica ao capitalismo. E nada melhor do que a gente conhecer esse modo de produção e quais os fundamentos dele”, ressalta.

“Na peça, nós não damos nem propomos soluções. O objetivo é, através da diversão, promover uma reflexão. O Capital é uma obra importantíssima, mas densa, de três volumes, e que poucos leem. E nada como aproximá-la do público, falar de luta de classes, exploradores e explorados e mais-valia, entre tantos conceitos, de uma forma mais lúdica, cômica”, acrescenta Ana Maria.

O CAPITAL – Arlequins apresenta Marx

comédia épica
Teatro Espaço Cultural Lélia Abramo
Rua Carlos Sampaio, 305 – Bela Vista
Travessa da Av. Paulista – Metrô Brigadeiro
dias 02, 09, 16, 23 e 30 de setembro – domingos às 20h30
“PAGUE QUANTO PUDER”
FICHA TÉCNICA
O CAPITAL – Arlequins apresenta Marx
Texto – Éjo de Rocha Miranda e Ana Maria Quintal
Direção – Sérgio Santiago
Elenco – Alexandre Garcia
              Ana Maria Quintal
              Danielle Agostinho
              Fillipe Gomes
Iluminação – Ira Montenegro
Sonoplastia – Miranda
Artes Gráficas/Fotografia – Marisa Quintal
Produção Executiva – Danielle Agostinho
Web designer – Edson Frank