As delícias da culinária portuguesa do Ora pois, pois!

Por Val Oliveira

Em maio de 2015, dois dos sócios do restaurante português Ora pois resolveram sair da sociedade. Agora, os proprietários são Carolina e seu esposo. “Nasci em Guarulhos e, por acreditar muito na minha cidade, resolvi continuar com o mesmo padrão de qualidade e sabor que nos diferencia de outras casas do ramo”, declara Carolina.
A empresária conta que alterou o nome para “Ora pois, pois!”, como forma de manter a identificação com o público. No ambiente interno do restaurante, que possui espaço para eventos, a decoração é típica de uma casa portuguesa.
A casa oferece vários tipos de sobremesas e cerca de 30 pratos salgados, entre eles as famosas receitas de bacalhau, como também outros itens da culinária portuguesa. Dessa forma, o Ora pois, pois! oferece a oportunidade para quem quer saborear um bom bacalhau o ano inteiro, não só na Semana Santa ou fim de ano. No cardápio há o bolinho de bacalhau, bacalhau assado com batatas ao murro e o escondidinho de bacalhau com mandioca, assim como pratos com lula, polvo e pato. Nas sobremesas destacam-se o pastel de Belém (natas), de Coimbra e o de Santa Clara, entre outras.
Como diferencial, Carolina destaca o preço, que considera justo pela qualidade dos serviços e do bacalhau servido, que é o legítimo Gadus Morhua, ou bacalhau da Noruega assim como o azeite e as azeitonas vindas da terra dos patrícios. “O segredo é que trabalhamos com o bacalhau todo, pois dá para aproveitar melhor a peça toda em várias receitas”, explica Carolina, que exalta também a variada carta de vinhos portugueses e dá uma dica sobre como dessalgar o bacalhau corretamente. “Coloque água gelada sobre as postas e vá trocando duas vezes por dia, mantendo sempre dentro da geladeira. Aqui nós monitoramos e conseguimos deixar pronto para consumo entre quatro e cinco dias”, detalha.
O local tem música ambiente portuguesa todos os dias, e uma vez ao mês, geralmente no último sábado, tem música ao vivo com as Noites de Fado com fadistas de renome. “Tudo o que servimos aqui, da comida ao vinho, das músicas ao tempero, é tudo da cultura portuguesa”, finaliza Carolina.
O serviço à la carte também contempla pratos executivos no almoço, de terça a sexta, exceto nos feriados. Funciona de terça a quinta das 11h30 às 15h (almoço) e das 18h30 às 23h (jantar); sexta e sábado, das 11h30 à 0h; domingo, das 11h30 às 17h. Tem ar condicionado, acesso a cadeirante e wi-fi.

Ora pois, pois!
Rua Josephina Mandotti, 196, Jardim Maia.
N 2408-1210