Mr. Texas Pizza
Comer, rir, divertir-se

A sensação que se tem ao passar em frente ao Mr. Texas Pizza Pan, na esquina da rua Josephina Mandotti com a Brás Cubas, é a de que se trata de um local aconchegante, mas com um quê de diversão lá dentro. Ao entrar, essa 16.03.2015_RAsensação é multiplicada por dez, a começar pela decoração. O ambiente é intimista, de fato, mas a decoração dá sinais bem significativos de que estar lá será uma experiência das mais divertidas. Também, pudera: lá há molduras na parede com camisas de equipes famosas, como o Los Angeles Lakers e Chicago Bulls, no basquete; bolas dessa mesma modalidade e de outras, como futebol americano; raquete de tênis; tacos de baseball e de bilhar colocados nas paredes, assim como placas de sinalização com nomes de cidades norte-americanas e relógios acertados em horários de locais espalhados ao redor do mundo; uma guitarra fixada no teto; e TVs sintonizadas em canais de esporte. Isso sem contar as luzes pisca-pisca nas mesmas paredes, o que dá um toque a mais na decoração. “Essa foi uma ideia do head chef [idealizador do Mr. Texas]”, explica Fábio Barone, diretor de marketing da rede.
Os cuidados com os detalhes não param por aí. Há potes com lápis de cor nas mesas, estrategicamente colocados para entreter a criançada, que os usa para colorir folhas de sulfite com desenhos. Você pode se perguntar para que tantos detalhes, uma vez que estamos falando de uma pizzaria. A resposta é simples e saborosa: para fazer da refeição um momento divertido, ou seja, torná-la uma experiência prazerosa. Não por acaso, a missão da equipe do Mr. Texas é causar sorriso no rosto dos clientes pela comida e (adivinhe!) diversão. Ainda sobre a dita cuja: a criançada tem acesso ao kid’s room, espaço com piso emborrachado, projetado para elas se divertirem enquanto os pais se alimentam.

Ingrediente guarulhense
“As primeiras unidades da Mr. Texas estão localizadas na Zona Norte [de São Paulo], e depois foi aberta uma na Aclimação. A unidade seguinte seria na Zona Leste ou em Guarulhos e foi feito processo de expansão para a segunda cidade da rede”, conta Fábio, sobre como a rede veio ao município. “Foram seis meses de pesquisa por locais. A escolha foi por um com boa gastronomia, cuja posição da casa fosse na imediação de grandes avenidas”, destaca, ao ressaltar o charme inerente à região da Josephina Mandotti. “A rua tem charme e esse é o seu grande segredo. Já havia a semente ‘plantada’ para tal, por se tratar de uma rua gastronômica em Guarulhos, além do tipo de construção e do tráfego intenso de carros, mas com velocidade menor em comparação com avenidas.” Pode não parecer, mas trafegar de modo mais lento ajuda a reparar no ambiente ao redor e, com isso, a chamar mais a atenção. E essa foi a aposta da equipe do Mr. Texas.

Domínio público
Uma das maneiras mais eficazes para se medir o sucesso de um restaurante é a fila de espera, o que ressalta a alta procura pelo local. Pois bem, já havia a tal fila logo na primeira semana de funcionamento da pizzaria. E o público é bem eclético, ao abranger casais e grupos de amigos compostos por jovens, assim como famílias e casais com idade um pouco mais avançada.
Ah, o cardápio…
… Tem 39 sabores, sendo que o destaque já aparece na ponta – ou melhor: na borda tripla, que contém creamcheese, cheddar e molho secreto da casa. Outros destaques estão logo na entrada, composta por petiscos da culinária tex-mex.

Rua Josephina Mandotti, 298, Jardim Maia.
Tel.: 2409-2084.

Ora pois!
Portugal também é aqui

O bacalhau já faz parte da vida do brasileiro. Isso não dá para negar, a começar pela influência dos portugueses na gastronomia brasileira. Mesmo assim, vale dizer que o peixe, que apesar de ser associado a Portugal é pescado na Noruega, é lembrado em datas ligadas ao catolicismo, em especial Páscoa e Natal. Esse é o carro-chefe do restaurante Ora Pois!, que está em funcionamento na cidade desde 2011. Pratos como a açorda de camarão, sardinha assada, bifana de porco e espaguete com alheira completam o menu da casa. “O público frequentador daqui é o apreciador da culinária portuguesa”, relata Carolina Gomes Ximenes, sócia-gerente do restaurante.
Antes mesmo de ganhar os frequentadores pelo sabor, o ambiente chama a atenção. Ao entrar no restaurante, a impressão é a de estar em uma casa em uma rua de Lisboa, capital lusitana, a começar pela decoração e pelo som ambiente, que dão também ares intimistas ao estabelecimento, onde estão distribuídos 140 lugares. “A rua Josephina Mandotti é a cara do Ora Pois!. Quando se optou por instalar o restaurante em Guarulhos, foi cogitada a avenida Paulo Faccini. Mas o estilo intimista da rua Josephina Mandotti fez os sócios simpatizarem com ela”, conta Carolina, ao explicar o porquê da rua para a terceira unidade do restaurante – as outras duas estão localizadas em São Paulo, na vila Madalena, e em Mairiporã, em plena Serra da Cantareira.

16.03.2015_RA-2Noites de Fados
Um dos atrativos da casa é a criação das Noites de Fados, organizadas bimestralmente, nas quais os frequentadores podem aproveitar o melhor da música portuguesa. A próxima edição acontece no dia 28 e conta com a participação da fadista Ciça Marinho.

Cardápio lusitano
A lista de opções do restaurante tem 25 pratos principais e cerca de 20 entradas. Além disso, o cardápio tem também prato vegano e menu infantil, com strogonoff, nhoque e bife Nuninho. Já a carta de vinhos tem aproximadamente 50 rótulos portugueses.

Outro destaque da casa diz respeito ao prato executivo, disponível de terça a sexta, no horário de almoço.

Rua Josephina Mandotti, 196, Jardim Maia. Tel.: 2408-1210.
Terça a quinta, das 12h às 15h, e das 18h30 às 23h; sextas e sábados, das 12h à 0h; domingos, das 12h às 17h.

Red Balloon
Inglês também é coisa de criança

 A língua inglesa já faz parte da realidade do brasileiro, o que é inegável. Pode reparar no seu entorno: qual feedback você costuma receber sobre o seu trabalho? E com qual frequência você está com o smartphone em mãos? Pois bem: a mesma história não poderia ser diferente com as crianças, que volta e meia vão brincar no playground e cujas roupas são, é claro, for kids.
A criançada é o público-alvo da escola de inglês Red Balloon, em funcionamento há 45 anos e presente em Guarulhos desde 2014. E a escolha não foi por acaso. “Fizemos um estudo na região e percebemos que havia grande público potencial, mas ainda carente de produtos e serviços de alta qualidade. A Josephina Mandotti vem se revitalizando com o passar do tempo e se posicionando como uma rua repleta de serviços e produtos de qualidade para atender a demanda da região, além de conectar duas das principais avenidas da cidade: Salgado Filho e Paulo Faccini”, comenta Rita Rosa, coordenadora pedagógica da escola.

Ensaio sobre o aprendizado

A metodologia de ensino da Red Ballon acompanha o desenvolvimento das crianças para o aprendizado acontecer de modo divertido, de forma que as aulas pareçam brincadeira. Contudo, o processo em si é feito com seriedade e o idioma é inserido de modo gradual no dia a dia dos alunos. “Garantimos a motivação e o aprendizado, envolvendo os alunos em histórias, artes, músicas, vídeos, atividades e jogos no computador e na internet, tudo com muita diversão. Quando menos se espera, eles já estão se comunicando em inglês e terminam o curso compreendendo, falando, lendo e escrevendo fluentemente”, destaca Rita. Vale dizer que as aulas têm duração de duas horas, o que totaliza quatro horas semanais. Além disso, a escola tem 90% de aprovação em exames internacionais da Universidade de Cambridge (Inglaterra).

Por etapas

17.03.2015_RA-2A metodologia da Red Balloon contém a divisão de alunos por três faixas etárias*:
• Kids (3 a 6 anos): estágio inicial para assimilação do idioma, cuja dinâmica de ensino acontece de modo divertido, para desenvolver a compreensão e produção oral – fala – por meio de histórias, vídeos e música;
• Junior (7 a 10 anos): início do desenvolvimento da leitura e escrita por meio de ensino gradativo, de acordo com o desenvolvimento cognitivo da criança;
• Teen (11 aos 15-16 anos): etapa final de ensino, em que os alunos são treinados para provas orais e escritas. Como estão no fim do curso, eles estão aptos a prestar o Certificate of Advanced English (CAE), da Universidade de Cambridge.

Rua Josephina Mandotti, 318, Jardim Maia. Tel.: 4372-0023 / 4372-0024.