Assaltos na av. Salgado Filho preocupam vizinhos, pedestres e motoristas

Morador aponta que arbustos no canteiro da avenida servem de esconderijo para os marginais - Foto: VC Repórter

Na terça-feira, 23, por volta das 20h30, um veículo Ford Fiesta, vermelho, que estava estacionado na rua Santa Conceição, na altura do número 100, esquina com a avenida Salgado Filho, no Centro, foi furtado. O dono do carro estava jogando futebol com amigos numa quadra nas proximidades. Até há um estacionamento pago, bem na esquina, porém a dona não abre à noite, justamente por causa dos “frequentes furtos e roubos” que acontecem ali. Celulares, na maioria das vezes, são levados.

Segundo um vizinho, o canteiro central entre as duas pistas da avenida Salgado Filho, na altura do número 500, tem sido usado como esconderijo pelos marginais. “Eles ficam atrás dos arbustos e pegam as pessoas de surpresa”, disse. Na maior partes das ocorrências eles (marginais) roubam dinheiro e celular dos pedestres.

De acordo com um morador, a Prefeitura, no começo do mês, esteve no local “somente pra fazer o corte da grama, mas tinha é que arrancar esses arbustos”, sugere. “Essa avenida (Salgado Filho), depois das 18h, serve somente de passagem… fica morta (sem movimento, ermo)”, complementa ele. 

Polícia Militar


Procurada pelo Click Guarulhos, a Polícia Militar do Estado de São Paulo informou que o policiamento na avenida Salgado Filho e na rua Santa Conceição é realizado pela 1ª Cia do 15° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. “O policiamento ostensivo e preventivo é realizado por meio de planejamento estratégico e da análise dos índices criminais e do emprego do seu efetivo operacional, por meio dos Programas de Policiamento de Rádio Patrulhamento, de Força Tática, de Ronda Escolar, ROCAM (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas) e Policiamento Comunitário”.

Ainda segundo a PM, “como resultado dessas ações, nos meses de janeiro a março de 2019, apresenta os seguintes números: 46 pessoas presas ou apreendidas (adolescentes), na prática de crimes;7 veículos roubados foram recuperados; 2 armas de fogo apreendidas.”

Prefeitura

Também questionada pelo Click, a Prefeitura respondeu que “o patrulhamento ostensivo das vias públicas que não compreendam bens do patrimônio público municipal é de competência da Polícia Militar.” E nada mencionou a respeito dos arbustos, que segundo um morador servem de esconderijo para os “bandidos”.

SEMA
Às 11h25 desta sexta-feira, 26, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) informou que “não se trata de mato, mas sim de arbustos ornamentais que fazem parte do paisagismo do local.

Segurança Púbica do Estado de SP

Já a SSP/SP, respondeu que “a Polícia Civil de Guarulhos atua na área mencionada com trabalho investigativo realizado pelo 1º DP do município e que ações integradas entre as polícias Civil e Militar resultaram na queda de 11,43% dos roubos na região no primeiro bimestre deste ano.” Ainda segundo a SSP, ao todo, 102 pessoas foram presas e três armas de fogo apreendidas na delegacia mencionada. Em relação ao caso citado pela reportagem, não foi localizado o registro da ocorrência.”