O que antes era um cômodo pouco lembrado em uma casa, agora ganha espaço quando o assunto é decoração. As opções de revestimentos para embelezar o banheiro são muitas, sendo possível fugir do tradicional.
Criatividade e produtos específicos para o ambiente ajudam a deixar o lavabo ainda mais estiloso e diferente. “Hoje a tendência é criar um ambiente de acordo com o que se tem vontade. Com auxilio profissiona é possível recriar algo confortável, acessível e elegante, passando de uma proposta rústica até a contemporânea”, explica Carla Vaz, arquiteta do escritório Serra Vaz Arquitetura.

Azulejo-meia-parede-banheiro2Meio a meio
Para fugir da convencional parede toda de azulejos e dar um ar de modernidade ao banheiro, a novidade é colocá-los apenas em algumas partes da parede e completar o restante com tinta epóxi.
Nunca ouviu falar desse produto? Trata-se de uma tinta mais espessa muito utilizada em quadras esportivas, hospitais, indústrias, garagens e que pode ser aplicada sobre diversos tipos de superfícies como piso, parede ou teto, e que tem várias opções de cores. “É indicada pela fácil aplicação em qualquer local. Além de ser antimofo, a tinta epóxi é resistente à limpeza e tem alta durabilidade”.
Para cobrir os frisos do rejunte é preciso aplicar massas específicas antes, ou então, várias demãos da própria tinta. Segundo Carla, esse tipo de acabamento é muito usado. “Sua aplicação pode ser feita com rolo ou pistola. Lembrando que ela precisa ser reaplicada de tempos em tempos, principalmente em áreas molhadas”. Outra opção de tinta é a acrílica, que tem o mesmo efeito visual, é mais barata que a epóxi, mas com menor durabilidade.

Parede de cimento queimado
Parede de cimento queimado

Toque de classe
Engana-se quem pensa que o papel de parede deve ser usado apenas em salas e quartos. Os vinílicos, compostos por papel ou fibra, e um revestimento superior de plástico (PVC, PU), além de elegantes, são laváveis, resistentes à luz, e extremamente duráveis, o que faz deles candidatos a espaços com bastante movimento. Mas, apesar do material resistente, não é recomendável sua aplicação em lugares molhados como box, por exemplo. “No lavabo é possível usar o papel de parede tradicional, por não ter contato direto com água e vapor”, pontua a arquiteta.
Outra opção de revestimento que é bonito e barato é o cimento queimado, pois é um acabamento rústico e elegante. Não acumula sujeira e é de fácil limpeza. Quebrando o tabu de que o material tem efeito de obra inacabada, ele vem conquistando diversos ambientes e o banheiro é um deles. “É uma opção rústica e elegante, sem contar que é um material fácil de combinar, desde cerâmicas, vidro e madeira”.
Se quiser dar mais modernidade, coloque itens decorativos em cores contrastantes como, por exemplo, o amarelo, roxo, preto e até mesmo vermelho, para que o cômodo não fique apagado.

 

Por Michele Barbosa