Blitz da Lei Seca registra queda no índice de embriaguez ao volante

Posted by Márcio Pontes on Saturday, December 15, 2018

Com cinco meses de atuação em Guarulhos, a quinta edição da Blitz Integrada da Lei Seca comprovou uma tendência que está se verificando ao logo das operações: as ocorrências de alcoolemia estão diminuindo gradativamente na cidade. Nesta quinta edição foram contabilizados 12 casos de embriaguez ao volante, contra 42 na quarta. Na terceira operação foram registrados 51 casos contra 52 na segunda edição da blitz. O maior índice registrado foi de 58 casos, na primeira ação.

Nesta edição, apenas dois casos criminais foram registrados (infratores conduzidos ao 1º DP). Ao todo foram fiscalizados 682 condutores, com 117 autuações realizadas e 38 CNH recolhidas.

O Grupo de Segurança Viária, da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) da Prefeitura de Guarulhos, que deflagrou a operação, foi composto por mais de 70 policiais da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e agentes de trânsito. A ação aconteceu na sexta feira (14) e madrugada de sábado (15), em cinco pontos simultâneos.

Utilizando da tecnologia do bafômetro passivo foi possível fiscalizar um número bem maior de condutores e constatar de forma efetiva que os motoristas estão se conscientizando para quando beber, não dirigir.

Ocorrência

No domingo, 16, por volta das quatro da tarde, um jovem de 30 anos foi detido no km 204 da Via Dutra, após denúncia telefônica de suposta embriaguez ao volante na região de Guarulhos. Localizado pela Polícia Rodoviária Federal, o motorista recebeu ordem para parar o veículo. Simulando diminuir a velocidade, acelerou o carro com tudo e fugiu em disparada pelo acostamento.

Perseguido, em seguida foi abordado. Segundo os policiais o rapaz se negou a desembarcar do veículo e apresentar os seus documentos. Com sinais de embriaguez, o jovem teria tentado tocar a arma de um dos policiais. Imobilizado, o homem foi detido e encaminhado ao 1º Distrito Policial de Arujá, onde foi registrado boletim de ocorrência por dirigir sem habilitação, embriaguez ao volante, desacato à autoridade e resistência à prisão.