Por Tamiris Monteiro
Fotos: Rafael Almeida

O que geralmente as pessoas esperam de um bom bolo caseiro é um misto de simplicidade com aquele gostinho todo especial que lembre as receitas que as vovós faziam nas tardes de domingo. E para a alegria dos guarulhenses, de uns anos para cá – sem exigir muito das avós –, ficou bastante fácil saborear essas delícias, já que muitas lojas especializadas em bolos caseiros abriram as portas e passaram a oferecer do tradicional fubá a sabores mais elaborados, como churros. No entanto, o que parece acessível para muitos pode não ser tão simples para as pessoas com restrições alimentares, como intolerância ao glúten e à lactose.

Pensando exatamente nesse grupo minoritário, porém, carente de opções, é que a Bolo do Bem abriu as portas no início deste ano. Especializada em fazer bolos caseiros que não levam farinha de trigo nem leite de vaca em suas receitas, a loja nasceu do sonho e também da necessidade que a empresária Ana Maria Sanches enxergou ao não encontrar pela cidade lugares que oferecessem quitutes sem glúten e lactose. Casada, com cinco filhos e um neto, Ana descobriu que, de toda a família, era a única intolerante. E depois de três anos tentando adaptar-se à nova condição e fazendo receitas por conta própria, concluiu que poderia levar suas habilidades para além da cozinha de casa.

“Pesquisava receitas na internet e fazia por conta, principalmente das coisas que gostava. Tinha vontade de comer e não podia por causa do glúten. Mas as receitas que eu preparava agradavam tanto, que minha filha, que faz academia, comentava com as amigas que eu havia feito um bolo ou pão sem glúten e algumas delas apareciam em casa para provar. Às vezes, até pediam algo específico e eu acabava fazendo. Percebendo essa aceitação, comecei a pensar que não havia nada em Guarulhos que oferecesse opções de alimentos sem glúten e lactose. E isso é bem ruim, porque sei o quanto é difícil querer sair para comer algo diferente e não poder. Com isso, amadureci a ideia de fazer um espaço que vendesse bolos, e a escolha por comercializar bolos, especificamente, aconteceu porque era um dos doces que eu mais sentia falta de comer”, explica Ana.

Com mais de dez sabores, a loja Bolo do Bem produz bolos de laranja, fubá com calda de goiaba, milho, chocolate e outros. Destaque para o de cenoura com calda de chocolate belga e para o brownie, considerados carros-chefes da casa. Além dos bolos, também se pode saborear rocamboles de banana, morango, chocolate, maçã com canela e cafés gourmets, acompanhados ou não com leite de amêndoas ou castanha de caju. Aceitam-se encomendas de bolos mais elaborados para festas.

Bolo do Bem
Rua Josephina Mandotti, 78
Tel.: 2600-3831
www.facebook.com/bolodobemlegitimo