Por Vivian Barbosa
Fotos: Rafael Almeida e Marcio Monteiro

Boloterapia comemora dois anos e lança sua franquia

Sabe aquele ditado que diz que quando a gente ama o que faz não se trabalha mais? Pois é exatamente isso que acontece com Luiz Milton e Luciana Rosa, o casal que criou a Boloterapia, a primeira casa de bolos caseiros da cidade, inaugurada em junho de 2013.

fotomm-2Ao entrar na loja percebe-se de imediato que ali, o diferencial não está apenas no capricho dos saborosos bolos. Dá pra notar que a Boloterapia trata os clientes como amigos, já que lá é comum ser atendido pelos donos, que gostam de manter o contato com o que seus clientes falam e acham de seus produtos. E isso prova que lá, os bolos são apenas a materialização do carinho com que a empresa é tocada pela família, já que agora os filhos, Matheus, de 21 anos, e Lucas, de 20 anos, também fazem parte da estrutura da marca.

A história da Boloterapia parece ter saído de um livro e fica ainda mais interessante para quem tem a oportunidade de ouvir do próprio casal. Luciana conta que era fisioterapeuta, e que estava atendendo um paciente em casa, aqui em Guarulhos. E, assim como fazia para seus filhos, passou a levar bolo para ele a fim de deixar o tratamento mais afetuoso. E isso acontecia também no local em que ela trabalhava.

Os colegas elogiavam os bolos e a incentivavam a olhar para isso como um negócio, e não apenas como um mimo. Foi então que, conversando com Luiz, ambos decidiram pesquisar sobre o ramo e descobriram que realmente poderia ser um bom casamento: juntar o carinho que Luciana tem por fazer bolos com o fato deste negócio ainda não ter sido explorado na cidade. O resultado não poderia ser melhor: a Boloterapia passou a ser o negócio da família, já que assim que abriu a primeira loja, Luiz tirou férias do antigo emprego para ajudar Luciana, e depois das férias saiu definitivamente do emprego, mergulhando junto com sua esposa no mundo dos sonhos e sabores dos bolos.

O nome é um caso a parte, e quem escuta entende de imediato qual a missão da empresa: vender sabor, lembrança, sonho e desejo, tudo em forma de bolo. “Apesar do bolo ser o produto da casa, o nome foi algo além da venda final. Fazer o bolo é uma terapia; o prazer de comer é uma terapia, porque as vezes você está chateado, e aí para e come um pedaço de bolo e o dia fica melhor; comprar o bolo e dar de presente para agradar alguém, também. Além disso, o fato de criarmos amizade com nossos clientes também é terapêutico. As pessoas vêm, conversam, acaba virando um desabafo.

A gente passa a fazer parte da vida deles não apenas como um negócio, mas por criarmos vínculo”, conta Luiz, aos risos, por se orgulhar de ter conseguido colocar o afeto como principal ingrediente da sua empresa.16.06.2015_RA-3
Como todo negócio de sucesso, a Boloterapia cresceu muito em pouco tempo. Com dois anos de portas abertas, a marca inaugurou em fevereiro de 2014 a segunda loja, e agora parte para um novo rumo: vai se tornar franquia. A ideia partiu do filho mais novo Lucas, que por vontade própria passou a fazer parte da estrutura da empresa. “Ele cuida da parte administrativa, e veio com essa ideia. Procuramos uma consultoria e já estamos com o processo em andamento”, conta Luiz.

Para quem pensa em ter um negócio e não sabe o porquê da Boloterapia ser uma boa opção, os dados explicam: além de ser a marca da primeira loja de bolos caseiros da cidade e ter um nome facilmente reconhecido, a produtividade aumentou muito. A empresa inaugurou com apenas 12 sabores de bolos e em dois anos já oferece 46, sendo que todas as receitas são personalizadas por Luciana; a loja 1, que fica na Rua Elias Acras, 142, vende, em média, 280 bolos por dia, e aos fins de semana este número é de 450 bolos por dia. Na loja 2, que fica na Avenida Suplicy, 261, são, em média 250 bolos por dia de semana e 320 por dia nos fins de semana.

É só imaginar que bolo é uma moeda para ver que é um negócio rentável, certo? Para finalizar, Luiz e Lucas explicam que, mesmo em tempos em que o mercado não anda favorável, e a economia do País está indo de mal a pior, a empresa tem crescimento médio de 30% ao mês, e que essa talvez seja a hora de fazer um investimento relativamente pequeno para abrir um negócio que une prazer e resultado. Quem estiver pensando em abrir um negócio, um bate-papo com a família Boloterapia pode ser uma boa ideia. O carinho com que eles falam da empresa, produtos, clientes e equipe realmente é contagiante. E quando os números são apresentados  pode-se ter certeza de que a Boloterapia guarda em seu caderninho de receitas mais antigo o segredo do sucesso da marca.

Mãos mágicas

Bolo-de-coco-3É comum ouvir que quando se age com amor, o resultado vai ser bom. Isso leva a crer que as boleiras da empresa realmente amam o que fazem, porque, lá, cada bolo que sai do forno deixa dúvida sobre qual é o mais saboroso.

Hoje, a estrutura da empresa tem 15 funcionários, sendo que todos seguem a linha da família de trabalhar com sentimento e atender com carinho e atenção. “Quando passou a fazer parte da empresa, o Lucas fez um questionário para as funcionárias, e uma das questões era sobre o que nós vendemos. Todas responderam que vendemos sonhos, esperança e o sabor da infância em formato de bolo. Ou seja, nossa missão é completamente alinhada com nossa equipe”, diz Luciana. Ela, que treina pessoalmente a equipe, ainda diz que sempre que pode pede para que as boleiras fiquem no balcão por um tempo, para que elas escutem o que os clientes falam sobre a Boloterapia. “Quando elas ficam aqui no atendimento, a satisfação com o trabalho aumenta, já que os clientes sempre elogiam nossos bolos”, completa Luciana.

Ao fim da conversa com a família, nossa equipe conheceu a cozinha para ver se esse prazer em fazer bolos era mesmo tão grande. E só de entrar na área delas deu para ver que o resultado dos bolos tem a ver, sim, com o humor e sentimento de quem o faz. Além de tudo organizado, fomos recebidos com sorriso largo e aquele cheirinho de bolo de vó assando. Como não poderia deixar de ser, saímos de lá com um bolo na mão, e muita vontade de passar para frente essa receita de sucesso.

Loja 01 – Rua Elias Acras, 142 Vl. São Jorge – Guarulhos – 2408-5369
Loja 02 – Av. Suplicy, 261 Jd. Santa Mena – Guarulhos – 2304-5883
Sobre Franquias: contato@boloterapia.com.br